Benefícios do Mangostão
Jornalista formado na PUC/RJ com 25 anos de atuação em veículos especializados em alimentos, agricultura e pecuária.
O mangostim é uma pequena fruta em formato esférico e de coloração violácea, com aspecto rústico na casca e interior delicado que contém entre quatro e oito sementes de polpa macia e branca. A polpa cremosa é a parte comestível. Tem como nome científico Garcinia mangostana L. e também pode ser chamado mangostão.
A árvore de grande longevidade que produz o mangostim chama-se mangostanzeiro e pode alcançar de oito a dez metros de altura. Essa árvore leva cerca de dez anos para começar a dar frutos, contudo, a partir do início, tem enorme produtividade e pode chegar a mil e quinhentos frutos por safra.
O mangostim (ou mangostão) possui nutrientes que são fundamentais para a saúde do corpo. É um fruto que cresce nas florestas tropicais da Índia, Malásia, Filipinas, Siri Lanka, Mianmar e Tailândia.
No que se refere às propriedades medicinais do mangostim, já foram confirmadas que essa fruta possui ação antioxidante, antifúngica, antibacteriana, anticancerígena e antialérgica. Tendo em vista o seu potencial anti-inflamatório, alguns estudiosos estão no processo investigativo quanto à relação entre o consumo dessa fruta e a redução das complicações ocasionadas pela diabetes e obesidade.
O mangostim é uma fruta rica em água, proteínas, fibras e carboidratos. Além disso, essa fruta também é rica em minerais, tais como: cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco, cobre e manganês. Estão contempladas também as vitaminas C, B6, B12, A, tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantotênico, ácido fólico, caroteno e criptoxantina. Como se tudo isso não fosse o bastante, essa fruta é pouco calórica. São apenas 60 calorias em cada 100 g!
Essa fruta tem a casca grossa e roxa e, no Brasil, é cultivada em regiões mais quentes, bem como Bahia e Pará. Mas também é cultivada no Espírito Santo e em São Paulo em uma escala menor. Os valores podem variar entre R$ 30 e R$ 40 e podem ser encontrados em supermercados e feiras.
Propriedades do mangostão
– Redução do colesterol;
– Ajuda o sistema cardiovascular;
– Ajuda a tratar a doença de Alzheimer;
– Controle da diabetes;
– Combate a acne;
– Ajuda no fluxo de sangue; e
– Combate o envelhecimento precoce.
Benefícios do mangostão
- Para o sistema cardiovascular: essa fruta reduz o risco de AVC ou infarto do miocárdio.
- Para as pessoas que sofrem de dor ciática: o mangostim é altamente recomendado para indivíduos que sofrem desse tipo de dor que não pode ser controlado por meio de tratamento de remédio. O consumo dessa fruta duas ou três vezes por dia ajuda a aliviá-las devido aos seus efeitos anti-inflamatórios.
- Para os diabéticos: embora seja controlável com medicação prescrita, o mangostim é um remédio natural muito eficaz na manutenção dos níveis de açúcar no sangue.
- Para a pele: a fruta ajuda a manter a pele saudável em virtude das propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, antifúngicas e antialérgicas. Tudo isso reunindo ajuda na redução do risco de diversas doenças, bem como inflamação e envelhecimento da pele, alergias e infecções bacterianas.
- Para ajudar a tratar a tuberculose: o mangostim é altamente eficaz em aumentar a imunidade de sistemas fracos. Seu poder contra as bactérias nocivas é eficaz para pacientes que sofrem de tuberculose.
Para que serve a fruta mangostão?
Ema algumas regiões asiáticas, a casca é utilizada para fins medicinais, como no preparo de chás que ajudam a tratar de diarreia e gonorreia. Isso se dá em virtude da presença de compostos conhecidos como taninos, os quais estão presentes na casca e possuem ação adstringente e antisséptica. O uso de pomadas que contemplem a fruta também colabora no tratamento de problemas como a acne, por exemplo.
Como comer mangostão?
Essa fruta pode ser consumida in natura, em forma de suco concentrado e no preparo de doces, compotas e chás. Essa fruta deve ser aberta e torcida até que se parta ou então pressionando a casca com firmeza. Lembre-se de não descascá-la como uma laranja.
Outra maneira de consumir o mangostão é cortando-o ao meio com uma faca. A seguir, remova a polpa com a ajuda de uma colher.
Como plantar mangostão?
O ideal para o plantio do mangostão é que seja feito entre plantas que ofereçam um pouco de sombra durante a sua fase inicial de desenvolvimento, como acontece com as bananeiras, por exemplo.
O espaçamento deve ser entre onze e doze metros e o preparo do solo deverá ser feito com matéria orgânica por volta de trinta dias antes do plantio.
A árvore se adapta facilmente ao clima quente e úmido, no entanto, o ideal é que seja plantada em regiões onde as chuvas são distribuídas ao longo do ano. Quando não há umidade disponível, é necessário irrigar para manter o solo adequado para o desenvolvimento da árvore. O ideal é que se espalhe palhas ou cascas de coco ao redor do tronco para que a umidade seja retida.
A temperatura ideal é mínima de 20° e máxima de 30°, com umidade relativa acima de 80%. Temperaturas muito baixas podem retardar o crescimento e, abaixo de 5 graus, há a possibilidade de a árvore morrer.
Quanto ao tempo de frutificação, esse período pode ser de dez anos. Quando isso acontece, proporciona uma boa quantidade de frutos, chegando a mil e quinhentos frutos por safra. Para plantios em escala comercial, é necessário buscar informações junto a um engenheiro agrônomo ou técnico agrícola.
Receita de suco de mangostim
O suco dessa fruta é uma excelente forma de incluir mais nutrientes para o corpo e contribuir para o processo de emagrecimento.
Observe o passo a passo para prepará-lo:
Você precisará de:
– 200 ml de água;
– 3 pedaços de mangostim; e
– Mel.
Modo de preparo
Primeiramente, lave bem a fruta para remover os micróbios presentes na casca.
Na sequência, abra o mangostim e coloque no liquidificador com casca até adquirir uma consistência homogênea.
Lembre-se de lavar bem a fruta para remover os micróbios presentes na casca. A seguir, abra o mangostim e coloque no liquidificador com casca.
Bata os outros ingredientes até que apresente uma consistência homogênea. Caso queira aproveitar mais os nutrientes, não coe.
Coloque na geladeira e sirva-se à vontade.
Artigos Relacionados:
Benefícios e Propriedades do Rambutão
Benefícios e Propriedades do Longan
Benefícios e Propriedades da Lichia
Benefícios e Propriedades da Jaca
Benefícios e Propriedades da Pitaya
Benefícios e Propriedades da Graviola
Benefícios e Propriedades do Sapoti
Benefícios e Propriedades do Maracujá
Benefícios e Propriedades da Manga
Benefícios e Propriedades da Carambola
Benefícios e Propriedades da Fruta-do-conde
Benefícios e Propriedades do Pomelo
Benefícios e Propriedades da Fruta-pão
Benefícios e Propriedades do Romã
Formado em jornalismo pela PUC/RJ, há 25 anos atua no jornalismo especializado voltado para alimentos, agricultura e pecuária. Começou em 1995 como repórter na Revista Manchete Rural, onde foi também redator e chefe de reportagem. Fundou a revista Panorama Rural (1998) e o Portal Dia de Campo (2008), no qual publicou mais de 11 mil artigos, entrevistas em áudio e vídeos sobre o assunto.