Benefícios do Goji Berry
Jornalista formado na PUC/RJ com 25 anos de atuação em veículos especializados em alimentos, agricultura e pecuária.
Talvez você já tenha ouvido falar da fruta de origem oriental chamada goji berry, sendo popularmente associada ao processo de emagrecimento, ou vista como um alimento do tipo que seca barriga, sendo um poderoso auxílio para quem quer perder peso. O que talvez você não saiba é que essa fruta, que até poucos anos atrás era bastante desconhecida para os ocidentais, não ajuda apenas a emagrecer, mas promover o bem estar e a melhoria na saúde.
O goji berrie tem origem oriental, sendo nativo das gélidas montanhas do Tibet. Por lá, ele é cultivado há mais de 6 mil anos. No entanto, só na última década é que o produto começou a se tornar conhecido no ocidente. A planta que origina o fruto é da família Lycium barbarum.
Nos últimos anos, os diversos tipos de gojis berries têm chamado atenção no meio científico por serem abundantes em vitamina C, favorecendo a melhora do sistema imunológico do organismo. Essa vitamina também contribui para a melhora do humor, previne contra o acidente vascular cerebral (AVC), evita problemas de visão e acelera o emagrecimento.
Além de proteger o cérebro e o coração, o fruto tem a capacidade de equilibrar o colesterol, é antioxidante e anti-inflamatório. O goji berry também atua como preventivo para doenças como o câncer e a diabetes.
As ações medicinais do goji berry se devem, dentre diversos fatores, à presença de carotenoides. Essa substância ajuda a prevenir problemas oftalmológicos, além de servir como meio de proteção a mais contra a luminosidade para pessoas que têm maior sensibilidade aos raios ultravioletas.
Goji berry e o emagrecimento
Diversos relatos mostram que, devido às suas propriedades, o goji berry ajuda mesmo a emagrecer. Ele é apontado como um importante elemento no processo de eliminação de gorduras e cada vez mais famoso por secar a indesejada barriguinha.
O Jornal da Faculdade Americana de Nutrição publicou, em 2011, o resultado de um pesquisa sobre o goji berry. Eles foram obtidos por meio da comparação entre dois grupos de pessoas. O primeiro, tomou o suco de goji berry; o segundo, ingeriu um suco placebo. Ficou constatado que ingerir diariamente um copo de 120 ml do suco produzido com goji berry, durante o período de duas semanas, é capaz de reduzir consideravelmente a circunferência abdominal, além de acelerar o metabolismo de seres humanos.
Ainda em 2005, já havia estudos sobre esse fruto divulgados pela mesma publicação científica. Percebeu-se que pessoas que ingerem quantidades ideais de vitamina C apresentam maior eficiência para queimar gorduras quando realizam atividades físicas, em comparação com pessoas que consomem pouco. A mesma pesquisa demonstrou que pessoas que consomem pouca vitamina C sofrem com maior resistência para eliminar a massa gorda.
Vale lembrar que o goji berry é rico em vitamina C. Estima-se que 45 gramas do fruto ofereçam 90 gramas de vitamina C. Essa é a quantidade ideal para o consumo diário da vitamina, segundo a lista de alimentos dietéticos recomendados pelo Governo dos Estados Unidos.
Vale ressaltar que outra grande vantagem da fruta goji berry, como aliada no processo de emagrecimento, é o fato de que ela possui poucas calorias. Uma colher de sopa do fruto apresenta apenas 50 calorias. O goji berry emagrece, mas uma dieta equilibrada e a realização de atividades físicas constantes aceleram a ação do fruto, favorecendo a perda de peso de forma mais rápida e saudável.
As celulites são um problema que causam incomodo para a maioria das mulheres. O goji berry pode ser um forte aliado também no combate a elas. Isso porque o beta-sisterol, que atua como anti-inflamatório, favorece a redução da celulite. Isso acontece porque a celulite nada mais é que uma inflamação. Em contrapartida, as fibras deste fruto podem favorecer o controle do colesterol, que quando elevado, leva ao surgimento da celulite.
As propriedades do goji berry
O fruto possui diversos nutrientes importantes para o bem estar do nosso organismo. A vitamina C presente em 100 gramas de goji berry é 50 vezes maior que a quantidade presente na laranja e seis vezes maior que no kiwi. Além de melhorar o sistema imunológico, a vitamina C também favorece o emagrecimento, reduz o estresse, faz com que o ferro consiga ser absorvido pelo organismo, deixa os nossos ossos mais fortes, além de retardar o envelhecimento da pele, pois tem ação antioxidante. Se você sofre com resfriados e gripes frequentes, saiba que a vitamina C também ajuda na prevenção dessas doenças.
Outras vitaminas presentes no goji berry são aquelas do chamado complexo B, com ênfase para as vitaminas B1, B2 e B6. Isso ajuda no metabolismo da glicose no nosso organismo, permitindo que o sistema nervoso funcione melhor, bem como os músculos e o coração. Essas ações são atribuídas para a vitamina B1.
Já a vitamina B2 tem relação com a prevenção contra doenças como infarto, derrame e surgimento de tumores. Enquanto isso, a vitamina B6 está ligada à degradação de uma substância chamada homocisteína, que se encontra presente em nosso organismo. Quando a homocisteína se apresenta, escassa o risco de se desenvolver doenças cardiovasculares aumenta. Ela também atua no metabolismo dos carboidratos, proteínas e lipídios no corpo.
A vitamina B6 está relacionada, ainda, com a prevenção de transtornos mentais. Isso porque ela favorece a produção de hormônios como a epinefrina e a serotonina. Essas substâncias favorecem a ação nos neurotransmissores, proporcionando a sensação de bem-estar. Quando elas estão em baixa em nosso corpo, eleva o risco de se desenvolver doenças como depressão e ansiedade.
Um alimento completo. O goji berry consegue nos fornecer sozinho 19 aminoácidos distintos, sendo que oito são aminoácidos que nosso corpo não tem capacidade de produzir naturalmente. Ou seja, precisamos adquirir esses nutrientes por meio da alimentação. Os aminoácidos agem de forma a manter a massa muscular, além de promover a formação de tecidos fundamentais, células e também proteínas.
Enquanto isso, os 21 minerais que o goji berry nos oferece são primordiais para o equilíbrio hidroleletrolítico do nosso organismo. Os minerais previnem as doenças e protegem as células, pois favorecem o equilíbrio entre a pressão interna e externa das células. Entre os minerais presentes no fruto está o germânio, que ajuda a prevenir o câncer.
Portadores de doenças como a hepatite B e C encontram no goji berry benefícios para o tratamento. Uma substância chamada betaína, presente no goji berry, ajuda o fígado a produzir a colina, que é fundamental para os fosfolípides, que compõe a membrana de todas as células. O fruto possui ainda o já citado beta-sisterol, que funciona como um anti-inflamatório, e o cyperone, um fito-nutriente que faz bem ao coração e controla a pressão sanguínea.
A fruta goji berry possui boa concentração de polissacarídeos, com destaque para os beta-glunacos, que agem como modificadores da resposta que o organismo dá contra infecções, aumentando a nossa imunidade.
Goji berry e o diabetes
Outra ação do goji berry está relacionada ao controle do açúcar no sangue, o que é fundamental para quem sofre de diabetes. Um estudo divulgado pela Revista Africana de Medicina Tradicional, Complementar e Alternativa apontou, de forma preliminar, que o goji berry produziu efeito hipoglicemiante em ratos.
A pesquisa mostrou que, em jejum, a glicemia apresentou maior controle, bem como os níveis de colesterol e triglicerídeos, que se mantiveram estáveis em animais que apresentavam um quadro prévio de diabetes. No entanto, ainda não foram realizados estudos semelhantes em seres humanos.
Importante salientar que pessoas que sofrem de diabetes devem sempre fazer a aferição do controle da glicemia e nunca se deve deixar de lado os tratamentos convencionais indicados pelo médico.
Onde encontrar o goji berry
Você pode encontrar o fruto desidratado ou na forma de cápsulas e poderá comprar em lojas especializadas em produtos naturais. A indicação para se ingerir em cápsulas é de 400 a 600 gramas por dia, ou seja, recomenda-se uma capsula de goji berry antes das três principais refeições do dia.
Ainda é difícil encontrar o goji berry in natura no Brasil. A indicação é que o fruto seja ingerido pela manhã, pois isso proporcionará maior energia para desenvolver suas atividades no decorrer do dia.
Ele pode ser misturado com sucos, outras frutas ou na salada. No caso da fruta desidratada, a sugestão é o consumo com líquidos. Isso vai reidratar as fibras, aumentando o potencial dos benefícios do goji berry. Você ainda pode fazer o suco. Outra maneira de tomar o goji berry é na forma de chá, também utilizando a fruta desidratada. O recomendado é o consumo de uma a três colheres de sopa de goji berry diariamente.
Goji berry: como consumir adequadamente
Lembre-se sempre que qualquer alimento, quando consumido em excesso, pode trazer problemas à saúde. Essa regra também vale para o goji berry. Estudos apontam que ele pode interagir com o mesmo local no fígado onde os medicamentos tradicionais são metabolizados. Portanto, quem faz tratamento para controle da glicemia e pressão arterial o goji berry não é indicado, pois o fígado pode ficar sobrecarregado.
Há também indícios de que o gobi berry pode inibir a ação de medicamentos contra trombose, os chamado anticoagulantes, quando consumido em demasia.
Formado em jornalismo pela PUC/RJ, há 25 anos atua no jornalismo especializado voltado para alimentos, agricultura e pecuária. Começou em 1995 como repórter na Revista Manchete Rural, onde foi também redator e chefe de reportagem. Fundou a revista Panorama Rural (1998) e o Portal Dia de Campo (2008), no qual publicou mais de 11 mil artigos, entrevistas em áudio e vídeos sobre o assunto.