Benefícios do Caqui
Jornalista formado na PUC/RJ com 25 anos de atuação em veículos especializados em alimentos, agricultura e pecuária.
O caqui está entre as plantas mais antigas cultivadas, conhecido por seu uso na China há mais de 2000 anos. Em algumas comunidades chinesas rurais, o caqui é visto como uma fruta de um grande poder místico que pode ajudar a aliviar dor de cabeça, dor nas costas e dor nos pés.
Este artigo irá contar sobre a origem do caqui, suas principais variedades, benefícios para saúde, além de como plantar e preparar algumas receitas.
Caqui: origem
O caqui é uma árvore da família Ebenaceae, do gênero Diospyros, nome de origem grega que significa alimento de Zeus.
O caqui é nativo da China. Inicialmente, o cultivo se espalhou para outras partes do Leste Asiático, incluindo o Japão, onde ainda é muito popular. Mais tarde, foi introduzido na Califórnia e no sul da Europa no século XIX, chegando no Brasil na década de 1890, quando muitas variedades foram selecionadas.
Tipos de caqui: cores e variedades
Existem diversas variedades da fruta caqui. As principais são:
- Caqui Fuyu: de consistência firme e caracterizado pela ausência de tanino, um antioxidante responsável pelo sabor “marrento” de algumas frutas, deixando um gosto ruim na boca quando as frutas não estão completamente amadurecidas.
- Caqui-chocolate ou caqui giombo: de cor alaranjada, com fibras de cor chocolate e polpa mais escura. Caracterizado por apresentar consistência firme e crocante. Inicialmente, apresenta uma boa concentração de taninos que diminui à medida que a fruta amadurece.
- Caqui Rama Forte ou caqui vermelho: mais doce e mole que a variedade caqui-chocolate e com consistência gelatinosa, sendo bastante apreciado por quem prefere frutas menos ácidas. É o que mais se assemelha ao tomate.
Caqui: fruta
O caqui é uma fruta doce, ligeiramente picante, com uma textura macia a ocasionalmente fibrosa.
O caqui é uma fruta com baixa quantidade de calorias, rica em sais minerais, como o fósforo e o cálcio, além de vitaminas, incluindo a vitamina A e C. O caqui vem sendo amplamente estudado por cientistas por apresentar inúmeros benefícios para a saúde. Continue lendo o artigo para conhecer com detalhes os benefícios do caqui.
Benefícios do caqui para a saúde
Veja a seguir os benefícios do caqui para a saúde.
- O caqui é uma fonte de fitoquímicos
O fruto é uma rica reserva de fitoquímicos variados – dentre eles catequinas e antioxidantes polifenóis. A catequina é um poderoso agente anti-inflamatório e anti-infeccioso. Assim, poderia ajudar a evitar reações inflamatórias indesejadas e infecções.
- O caqui é um agente anti-hemorrágico natural
O caqui é conhecido por possuir propriedades anti-hemorrágicas. Não é de se admirar que o fruto tenha sido usado para controlar o sangramento excessivo de feridas desde tempos ancestrais.
- O caqui contribui para um sistema digestivo saudável
Fibras, como já se sabe, são essenciais para bons movimentos intestinais. O consumo regular desta fruta rica em fibras pode ajudar a aliviar questões relacionadas ao movimento intestinal, abrindo assim o caminho para a manutenção de um sistema digestivo saudável. Os taninos, presentes nos caquis, regulam as funções intestinais, oferecendo alívio da diarreia. Isso, por sua vez, ajuda a manter o sistema digestivo saudável.
- O caqui contribui para o controle da hipertensão
O sódio, quando incluído excessivamente na dieta, pode desencadear a hipertensão. O caqui é conhecido por possuir baixos níveis de sódio. Por isso, pode ser usado como parte de uma dieta balanceada com baixo teor de sódio projetada para aqueles que têm hipertensão.
- O caqui é considerado benéfico para pessoas com diabetes
Aqueles que sofrem de diabetes são propensos a sensações frequentes de fome. Sendo rico em fibras, o caqui pode ser consumido pelos diabéticos para reduzir essa sensação. A fruta também é conhecida por regular o nível de açúcar no sangue.
- O caqui ajuda a fortalecer o sistema imunológico
Sendo uma boa fonte de vitamina C, o caqui, quando consumido regularmente em uma dieta balanceada, pode ajudar a fortalecer o sistema imune. Assim, ele atua como um escudo contra o resfriado comum e a gripe bem como várias infecções pulmonares, incluindo a asma.
- O caqui ajuda a combater o câncer
Sendo uma rica fonte de antioxidantes, o caqui ajuda a reduzir os radicais livres, que são moléculas que podem danificar células e desencadear o câncer. Além disso, a presença de vitamina A, bem como do ácido betulínico, enriquecem as propriedades desta fruta de combate ao câncer.
- O caqui ajuda a melhorar a visão
O caqui contém vitamina A em quantidades significativas, sendo um fato comprovado que a vitamina A tem potencial para melhorar a visão.
- O caqui ajuda a melhorar a produção de glóbulos vermelhos
O cobre, presente nesta fruta, ajuda na adequada absorção de ferro dos alimentos. Isso, por sua vez, ajuda na produção de hemácias, as células chamadas de glóbulos vermelhos.
- O caqui ajuda a aliviar o soluço
O caqui é amplamente utilizado pelos médicos chineses no tratamento do soluço.
- O caqui ajuda a manter o fígado saudável
O caqui é rico em antioxidantes, que eliminam os radicais livres que são prejudiciais ao nosso corpo. Ele também é capaz de reduzir o efeito de substâncias tóxicas e evitar o dano nas células. Isso resulta em um corpo desintoxicado e um fígado saudável.
- O caqui reduz a retenção de água
Sendo de natureza diurética, o caqui é capaz de impedir a retenção de água e aumentar a quantidade de urina que flui através dos rins. Com alto teor de potássio, garante que nenhum sal mineral importante seja perdido durante a micção.
- O caqui oferece muita energia
O suco de caqui é considerado um energético natural devido ao seu elevado teor de potássio e açúcar. O consumo de um copo de suco de caqui pode nos dar energia instantânea para realizar qualquer atividade. O caqui é, portanto, uma boa escolha para aliviar o esgotamento e o estresse.
- O caqui possui atividade anti-inflamatória
O caqui é uma fonte surpreendente de fitoquímicos, incluindo antioxidantes polifenóis e catequinas. Estes contribuem para a propriedade anti-inflamatória da fruta, que eventualmente ajuda a prevenir o surgimento de doenças infecciosas.
Com tantos benefícios, o caqui pode definitivamente ser classificado como um superalimento.
E a pergunta que não quer calar: o caqui engorda?
Consumido com moderação, o caqui não engorda. Uma fruta de tamanho médio pesa cerca de 168 gramas e oferece 31 gramas de carboidratos, o que é considerável, mas a fruta quase não tem gordura.
Além disso, o conteúdo de fibras presente no caqui é bastante elevado, o que pode ajudar a promover a perda de peso. Consumir alimentos ricos em fibras, ajuda a ter mais saciedade e diminui o desejo por alimentos processados e açúcar.
Considerando todos os seus benefícios, o caqui pode ser consumido mesmo em período de dieta.
Caqui: receitas
Confira receitas simples e fáceis para se fazer com o caqui:
Suco de caqui
Ingredientes:
- 2 ou 3 caquis grandes e frescos
- Um copo de água gelada
Modo de preparo:
- Lave bem os caquis com água corrente.
- Se houver algum caule ou folha anexa aos caquis, remova-os suavemente. Então, corte-os em duas metades com a ajuda de uma faca afiada. Se desejar, também pode descascar os caquis antes de cortar.
- Em seguida coloque os caquis em pedaços em um liquidificador. Adicione meia xícara de água. Misture bem para obter um suco suave de consistência média.
- Depois disso, transfira-o para uma peneira e extraia o suco pressionando-o com uma colher.
- Seu suco de caqui fresco e nutritivo está pronto.
Geleia de caqui
Ingredientes:
- 850 gramas de caqui
- 500 gramas de açúcar
- 1 copo de suco de limão
Modo de preparo:
- Lave bem os caquis em água corrente
- Remova o talo, a coroa e a pele.
- Adicione as polpas de caqui e o açúcar em uma panela e misture.
- Cozinhe lentamente e mexa com frequência por cerca de 5 minutos.
- Em seguida, despeje o suco de limão e continue mexendo.
- Cozinhe em fogo lento por cerca de 40 minutos.
- Deixe a geleia esfriar por 10 minutos e armazene-a em geladeira.
Como plantar caqui
Os caquis são ótimas árvores para jardinagem e são fáceis de plantar. Veja agora o passo a passo:
- Misture as sementes com um punhado de turfa úmida.
- Armazene na geladeira em uma bolsa de plástico selada por dois meses. Mantenha a temperatura de 2 a 5 °C.
- Selecione uma área de plantio com solo rico em húmus e que receba sol parcialmente. Trabalhe o solo até uma profundidade de 8 polegadas.
- Faça uma trincheira de infiltração rasa usando uma enxada ou a parte traseira de uma pá. Irrigue-a bem.
- Retire as sementes da geladeira e deixe-as mergulhadas em água morna durante dois ou três dias.
- Plante as sementes a 12 centímetros de distância ao longo da trincheira a uma profundidade de meia polegada.
Dicas de plantio e manutenção do caqui:
- Plante na primavera ou no início do outono.
- Abasteça a árvore jovem com frequência para estabelecer um sistema radicular profundo.
- Utilize um fertilizante uma vez por ano na primavera.
Consulte um técnico agrícola ou engenheiro agrônomo para garantir o sucesso de seu plantio.
Formado em jornalismo pela PUC/RJ, há 25 anos atua no jornalismo especializado voltado para alimentos, agricultura e pecuária. Começou em 1995 como repórter na Revista Manchete Rural, onde foi também redator e chefe de reportagem. Fundou a revista Panorama Rural (1998) e o Portal Dia de Campo (2008), no qual publicou mais de 11 mil artigos, entrevistas em áudio e vídeos sobre o assunto.