Benefícios do Araçá
Jornalista formado na PUC/RJ com 25 anos de atuação em veículos especializados em alimentos, agricultura e pecuária.
O araçá é uma fruta que possui diversos benefícios medicinais. Nativo da costa atlântica do Brasil, o araçá foi exportado para diversos lugares tropicais ao redor do mundo.
Araçá: fruta
O araçá apresenta frutas arredondadas, de coloração variada dependendo da espécie, com polpa suculenta e de sabor mais azedo. O fruto tem forma semelhante a uma goiaba pequena.
Araçá: árvore
O araçazeiro é um arbusto de crescimento lento de 2 a 10 metros de altura em média. É uma planta do gênero Psidium, que inclui diferentes espécies e que deu origem aos diferentes tipos de araçá, sendo os mais comuns:
- Psidium cattleianum: araçá-amarelo e araçá-vermelho
- Psidium myrtoides:araçá-roxo
- Psidium acutangulum: araçá-pêra
- Psidium Longipetiolatum: araçá-goiaba
O araçá é parente da goiaba e da jabuticaba, todos pertencentes à mesma família: Myrtaceae, que consiste em pelo menos 133 gêneros e mais do que 3800 espécies. Muitos frutos desta família têm um histórico de uso para a fabricação de medicamentos e em práticas de medicina popular característica de regiões tropicais e subtropicais da América Latina. Os membros da família Myrtaceae incluem os gêneros Eugenia, Myrcianthes, Campomanesia e Psidium.
O gênero Psidium é representado por cerca de 120 a 150 espécies, sendo todas plantas tropicais e subtropicais que requerem uma ampla precipitação, podendo crescer até 13 m dependendo da região. O araçá cresce tão bem nestas áreas quentes que em muitos países foi declarada uma espécie invasiva.
Araçá: propagação
O araçá pode ser propagado por semente, enxerto, brotação ou estacas, sendo a semente a forma mais comum.
A árvore foi importada para os Estados Unidos na década de 1880 como uma produção ornamental e para o consumo das frutas. Altamente relacionado com a goiaba comum, elas formaram suportes densos que dominaram as espécies locais. Atualmente, não há controles, embora o Hawaii esteja no processo de importação de um inseto para retardar seu crescimento.
Araçá: para que serve?
O araçá serve para a perda de peso e, ao mesmo tempo, fornece as proteínas, vitaminas e fibras que você precisa. É uma fonte rica de fibra, que pode ajudá-lo a reduzir os níveis de colesterol, melhorar a digestão, dentre outros benefícios que você verá com detalhes ao longo deste artigo.
Benefícios do araçá para a saúde:
Uma série de estudos experimentais analisou a presença de antioxidantes, compostos anti-inflamatórios e antimicrobianos, além de compostos fenólicos totais presentes na fruta araçá. Adicionalmente, foram isolados vários compostos a partir do extrato da fruta, muitos dos quais demonstraram propriedades benéficas para a saúde. Veja agora, o que essas pesquisas descobriram:
- O araçá e seu efeito antidiabético
A fruta araçá é cheia de fibras e ajuda na perda de peso, além de manter a pressão arterial normal. Essas propriedades ajudam a torná-la um ótimo alimento para o tratamento da diabetes. A fibra desta fruta diminui o risco de seu corpo sofrer níveis elevados de glicose ou insulina.
- O araçá e seu efeito anticancerígeno
O araçá é rico em polifenóis, substâncias conhecidas por prevenir o surgimento do câncer. O polifenóis eliminam os radicais livres do corpo e também prejudicam o crescimento tumoral. Esta fruta contém ainda licopeno, que é um poderoso antioxidante e conhecido por prevenir muitos tipos de câncer.
- O araçá auxilia na digestão e no bom funcionamento do intestino
O araçá é rico em fontes de fibra dietética e vitamina C.
A presença de vitamina C e fibra fazem do araçá um alimento excelente para o seu estômago. As propriedades adstringentes desta fruta podem controlar o crescimento microbiano e ajudar a se livrar do excesso de muco no intestino. Desta forma, ajuda a curar a disenteria.
Ao mesmo tempo, a presença de fibra dietética ajuda a melhorar a digestão e permite o bom movimento dos alimentos através do intestino delgado assim como pelo intestino. Desta forma, o araçá também é recomendado para tratar a constipação intestinal.
- O araçá contribui para a saúde do coração
Por ser rico em fibras, o araçá também contribui para prevenir problemas cardíacos já que mantêm os níveis de colesterol normais assim como controla os níveis de açúcar no sangue.
- O araçá ajuda a melhorar a visão
A deficiência de vitamina A pode causar cegueira noturna e comprometimento da visão. O araçá possui grandes quantidades de vitamina A, sendo benéfico para a saúde dos olhos. Consumir esta fruta regularmente pode ajudar a melhorar a sua visão, bem como a sua saúde. Também é bom para prevenir a catarata e manter seus olhos saudáveis.
- O araçá promove a perda de peso
Especialistas dizem que uma dieta rica em fibras é fundamental para perder peso efetivamente. Além de ser uma fonte de fibras, o araçá contém menos açúcar em comparação com outras frutas como uvas, maçãs e laranjas.
- O araçá ajuda a manter a saúde cerebral
A presença de vitaminas do complexo B, como são a B3 e a B6, fazem do araçá uma fruta excelente para o desenvolvimento adequado do cérebro. A vitamina B3 ajuda ainda a aumentar o fluxo de sangue para o cérebro e também melhora as funções cognitivas.
- O araçá contribui para a saúde e o bom funcionamento da tireoide
O cobre, presente em grande quantidade no araçá, é essencial para melhorar o metabolismo da tireoide e, por sua vez, ajuda a regular a produção de hormônios.
- O araçá é indicado para tratar o escorbuto
Foi constatado que o araçá contém cerca de 5 vezes mais vitamina C do que outras frutas cítricas como a laranja. Isso significa que o araçá é muito eficiente para tratar pessoas que sofrem de escorbuto e outros sintomas de deficiência de vitamina C.
Além disso, por ser rico em vitamina C, o araçá também ajuda a aumentar imunidade do corpo.
Com seus imensos benefícios para a saúde, o araçá é uma fruta que você deve incluir na sua dieta regular. Veja a seguir algumas receitas para introduzir o araçá na sua alimentação.
Araçá: dicas de consumo
- Você pode comer araçá depois do almoço em vez da sobremesa usual. Ela é deliciosa, leve e vai muito bem neste momento do dia, pois ajuda na digestão adequada.
- Use a polpa de araçá para o preparo de molhos de salada. Misture a polpa com um pouco de vinagre, cebola, pimenta e óleo ou azeite de oliva. Este molho fica ótimo sobre uma salada feita com alface, abacaxi, manga, cebola verde e castanha de caju assada.
- Misture a polpa de araçá em coquetéis frutados como daiquiris e pina coladas. Além de um toque exótico é bastante refrescante.
- Você também pode adicionar a polpa de araçá no preparo de sucos e smoothies. Ela fica melhor quando combinada com banana e abacaxi.
Receita de geleia de araçá
Ingredientes:
- 8 xícaras de araçá picados
- 3 xícaras de água
- 1 a 2 xícaras de açúcar (a gosto)
- 1 colher de chá de suco de lima ou de limão
Modo de preparo:
- Depois de lavar bem as frutas, corte-as em pedaços pequenos.
- Coloque os pedaços de araçá na panela com 3 xícaras de água.
- Deixe ferver por 20 minutos e desligue o fogo.
- Amasse com um garfo e leve ao fogo novamente por mais 20 a 25 minutos.
- Em seguida, despeje o conteúdo da panela no liquidificador (você pode passar por uma peneira e remover as sementes se achar necessário) e bata até ficar homogêneo. Neste ponto, você terá um conteúdo que se assemelha a uma compota de maçã fina.
- Volte o conteúdo para o fogo médio, adicione o quanto você achar necessário de açúcar e 1 colher de chá de suco de limão. Continue cozinhando a geleia até que ela fique bastante espessa.
- Depois de esfriar, coloque-a em recipientes apropriados.
Dica: use a geleia de araçá em panquecas e torradas.
Receita de suco de araçá com hortelã
Ingredientes:
- 200 g de polpa de araçá
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 2 xícaras de água
- gelo
- folhas de hortelã
Modo de preparo:
- Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem.
- Despeje em copos e sirva decorado com folhas de hortelã
Receita de Smoothie de araçá com laranja
- 200 g de polpa de araçá
- 1 xícaras de leite
- Suco de uma laranja
- Açúcar ou adoçante a gosto (opcional)
Modo de preparo:
- Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. O suco de laranja já é suficiente para adoçar, não sendo necessário usar açúcar ou adoçante.
- Despeje em copos e sirva.
Formado em jornalismo pela PUC/RJ, há 25 anos atua no jornalismo especializado voltado para alimentos, agricultura e pecuária. Começou em 1995 como repórter na Revista Manchete Rural, onde foi também redator e chefe de reportagem. Fundou a revista Panorama Rural (1998) e o Portal Dia de Campo (2008), no qual publicou mais de 11 mil artigos, entrevistas em áudio e vídeos sobre o assunto.