Benefícios do Abacaxi Havaí

Marcelo Pimentel

Jornalista formado na PUC/RJ com 25 anos de atuação em veículos especializados em alimentos, agricultura e pecuária.



O Abacaxi Havaí é uma fruta tropical deliciosa, celebrada há séculos não apenas pelo seu sabor distinto e único, mas também pelos seus incríveis benefícios à saúde. O abacaxi pode ser consumido fresco, cozido, espremido ou em conserva. 

Benefícios do Abacaxi Havaí
Benefícios do Abacaxi Havaí

Ele pertence à família Bromeliaceae e é um fruto composto de bagas coalescidas que crescem na copa de uma árvore frutífera. Dito isto, a fruta é originariamente nativa do Paraguai e do Brasil, possivelmente de partes do Caribe, sendo difícil encontrá-las de melhor qualidade fora do Havaí. 

Portanto, o abacaxi havaí tem benefícios à saúde que são enormes em razão de sua abundância de nutrientes, vitaminas e minerais, incluindo potássio, manganês, cobre, magnésio, cálcio, vitamina C, beta-caroteno, tiamina, B6 e folato, além de fibras insolúveis e solúveis. As vantagens medicinais do abacaxi havaí incluem:

  • A capacidade de melhorar a saúde respiratória geral;
  • Curar a tosse e o resfriado comum;
  • Melhorar a digestão;
  • Ajudar a perder peso;
  • Fortalecer os ossos;
  • Melhorar a saúde bucal;
  • Melhorar a saúde dos olhos;
  • Reduzir a inflamação;
  • Prevenir o câncer;
  • Aumentar a saúde cardíaca;
  • Combater infecções e parasitas;
  • Melhorar o sistema imunológico;
  • Aumentar a circulação.  

Propriedades do abacaxi havaí

Como mencionado antes, o abacaxi é membro de uma família maior de plantas conhecidas como Bromeliaceae ou bromélias. Das 3.000 ou mais espécies conhecidas (principalmente encontradas nos trópicos das Américas), o abacaxi é a única que produz frutos comestíveis.

O abacaxi havaí é um fruto que cresce lentamente, o que os torna caros. Em condições ideais de cultivo tropical, a fruta pode levar dois anos para amadurecer até o tamanho máximo, quando são geralmente colhidas tendo apenas alguns quilos, mas, com o crescimento inabalável, podem chegar a 20 quilos.

Historicamente, o Havaí era o maior produtor e fonte de abacaxi havaí do mundo. Hoje, os maiores produtores são Filipinas, Brasil e Costa Rica.

Nutrientes:
O abacaxi havaí é pobre em calorias, mas possui um perfil de nutrientes incrivelmente bom. Um copo com (165 gramas) de pedaços de abacaxi contém os seguintes componentes:

Calorias: 82.5
Gorduras: 1.7 gramas
Proteína: 1 grama
Carboidratos: 21.6 gramas
Fibra: 2,3 gramas
Vitamina C: 131%
Manganês: 76%
Vitamina B6: 9%
Cobre: 9%
Tiamina: 9%
Folato: 7%
Potássio: 5%
Magnésio: 5%
Niacina: 4%
Ácido Pantotênico: 4%
Riboflavina: 3%
Ferro: 3%

Abacaxi havaí: características

Um abacaxi havaí é resultado de muitas flores cujos frutos se juntaram ao redor do núcleo. Em 1493, o explorador Cristóvão Colombo encontrou essa fruta na ilha de Guadalupe, no Caribe. Os colonos americanos consideravam o abacaxi um deleite luxuoso por causa de sua raridade e custo.

As pessoas que buscam as características do abacaxi havaí na internet podem ficar sabendo de maravilhas a respeito da fruta, pois um abacaxi não é nem um pinheiro nem uma macieira, mas uma fruta que consiste em muitas outras que cresceram juntas.

Isso também significa que o abacaxi não é uma única fruta, mas um grupo de frutas que se fundiu. O termo técnico para isso é “fruto múltiplo” ou “fruto coletivo”. 

O abacaxi era historicamente muito útil em longas viagens de barco. Ingerir a fruta evitava o escorbuto, doença muito comum na época das navegações, e o suco de abacaxi, misturado com areia, era um ótimo agente de limpeza para barcos.

A polinização de abacaxi havaí é necessária para a formação de sementes, mas a sua presença tem um efeito negativo na qualidade do fruto. Os possíveis polinizadores para o abacaxi são as abelhas, os próprios abacaxis e os beija-flores.

Você pode plantar sua própria fruta cortando a parte superior de um abacaxi e plantando-a no solo. Infelizmente, um abacaxi havaí gigante não crescerá abaixo da terra, a não ser que preserve as condições necessárias para isso.

Dessa forma, além de saladas de frutas e bebidas tropicais, o abacaxi também é usado para fazer vinho. É ainda ótimo para amaciar a carne. Porque a bromelina quebra as proteínas.

Atualmente, a demanda mundial por abacaxi aumentou e mais empresas começaram a cultivar essa fruta lucrativa. Por isso, devido à crescente demanda por trabalhadores, as plantações começaram a importar trabalhadores estrangeiros de vários países. Isso inclui países como China, Japão, Filipinas, Coréia, Portugal e Porto Rico.

Possíveis desvantagens do abacaxi havaí

O alto teor de frutose do abacaxi pode não ser benéfico para diabéticos ou pessoas que tentam perder peso. Por exemplo, 1 xícara de abacaxi doce contém até 84 calorias e 17 gramas de açúcar. 

Outra desvantagem de comer abacaxi é que geralmente irrita as membranas mucosas dentro da boca. A alta acidez, combinada com a bromelina, pode causar pequenas ulcerações ou aftas na língua e nas áreas adjacentes. Então, se sua boca é especialmente sensível ao abacaxi, considere experimentar em menor quantidade outras variedades da fruta ou misturá-la com iogurte, que deve neutralizar os ácidos málico e cítrico.

Como escolher abacaxi havaí

Para selecionar não apenas essa, mas todas as outras variedades de abacaxi:

  • Despreze os frutos que estiverem cheirando azedos ou machucados. 
  • Frutas do Havaí ou da América Central tendem a ser mais frescas.
  • Para deixar seu abacaxi mais macio e suculento, mantenha-o em temperatura ambiente por 1 ou 2 dias antes de cortar.
  • Cheire a fruta, verificando se está doce. Caso não tenha esse aroma, é possível que ainda esteja verde ou passada, contendo odor fermentado.
  • Apalpe a casca suavemente, observando se ela tem uma cor dourada ou esverdeada. O ponto ideal é macia, não mole nem dura demais.
  • Observe o caule, que fica na parte final do abacaxi, pois é lá que a fruta começa a mudar de cor. Verifique se ele está muito mole ou se tem sinais de fermentação.
  • Analise as folhas, evitando as amarelas que demonstram o estado maduro em começo de fermentação.
  • Puxe uma folha para testar se ela sai facilmente. Caso ofereça muita resistência, é porque ainda está verde, mas se cair fácil demais, o abacaxi passou do ponto.
  • Observe o peso do fruto. Isso mostrará quanto suco possui o abacaxi, em que nem sempre o maior apresentará mais quantidade.

Assim, com todas essas dicas, fica quase impossível não descobrir qual melhor abacaxi entre todos os expostos na banca de frutas.

Marcelo Pimentel

Formado em jornalismo pela PUC/RJ, há 25 anos atua no jornalismo especializado voltado para alimentos, agricultura e pecuária. Começou em 1995 como repórter na Revista Manchete Rural, onde foi também redator e chefe de reportagem. Fundou a revista Panorama Rural (1998) e o Portal Dia de Campo (2008), no qual publicou mais de 11 mil artigos, entrevistas em áudio e vídeos sobre o assunto.