Benefícios da Tangerina
Jornalista formado na PUC/RJ com 25 anos de atuação em veículos especializados em alimentos, agricultura e pecuária.
De nome científico Citrus reticulata, o nome da fruta “tangerina” vem de “laranja tangerina”; ou seja, “laranja de Tânger”. Trata-se de uma fruta cítrica de cor alaranjada e sabor adocicado. Sua origem é de países asiáticos de clima subtropical ou tropical úmido, como Índia, China, Birmânia e Malásia. De lá, de acordo com sua história oficial, a fruta chegou à Europa durante a Idade Média. Aqui, a primeira vez que ouvimos falar sobre ela foi em 1817, por meio dos escritos do padre Manuel Aires de Casal.
A tangerina também recebeu outros nomes: laranja-mimosa, laranja-cravo, mandarina, fuxiqueira, poncã, manjerica, mimosa, vergamota, clementina e mexerica estão entre eles. Na verdade, tangerina é um nome genérico para essas muitas variedades de frutas. Todas elas têm a característica de serem levemente cítricas.
Uma das maiores vantagens da tangerina em relação à laranja, fruta cítrica da qual ela é considerada “prima”, é a facilidade de consumo. A laranja costuma ser mais utilizada para sucos, enquanto a tangerina é consumida quase que inteiramente, tendo somente sua casca e caroço descartados. Isso faz com que nós aproveitemos muito mais os benefícios da tangerina fruta.
Os principais produtores da Tangerina são a China, a Espanha, o Japão e o Brasil, respectivamente. É uma fruta bastante rica em vitamina C, assim como a laranja e o limão, também cítricos. Além disso, seus gomos possuem muita fibra. Esse é o motivo de ela ajudar na digestão, podendo até se tornar um laxativo.
Como escolher?
No início da safra da fruta tangerina, sua aparência ainda está um pouco verde. Com o decorrer da safra, sua cor adquire um tom mais alaranjado.
Quando for escolher, prefira as mais firmes, com maior brilho. Verifique o seu bico antes de comprar: quanto mais firme ele estiver, mais qualidade a fruta terá.
Plantio de tangerina
A safra da tangerina fruta pode ir de abril a setembro, porém o período de colheita costuma ocorrer entre maio e agosto.
A Tangerineira é uma árvore de porte médio, com flores brancas e aromáticas e espinhos nos galhos, guardando muitas semelhanças com a laranjeira.
Como necessita de clima ameno para crescer, as principais plantações da planta tangerina ficam nas regiões Sul e Sudeste.
Tipos de tangerina
“Bergamota”, vergamota” e “mimosa” são nomes atribuídos à tangerina pelos moradores brasileiros do sul.
“Mexerica” é uma denominação mais empregada no Centro-Oeste e no Sudeste do país.
No Rio de Janeiro, assim como na Bahia, é utilizado o nome tangerina.
Na Região Nordeste, a fruta é chamada de “laranja-cravo”. No Piauí e no Maranhão, ela se chama “tanja”, o que seria uma referência à tangerina.
Nos dois estados do Mato Grosso, qualquer dos tipos da fruta é denominado “poncã”.
Poucas são as diferenças entre os tipos, mas citaremos algumas:
– Tangerina Ponkan: é um dos tipos mais conhecidos e saborosos. Apresenta frutos grandes, um paladar agradável, é simples de descascar e seus gomos têm pouca acidez, além de se separarem com facilidade. Seu bagaço é rico em fibras, auxiliando no funcionamento do intestino.
– Tangerina Murcott: trata-se de um cruzamento da tangerina com a laranja. Com alto teor de açúcar, a fruta é achatada, com casca fina e que não se solta com tanta facilidade. Tem bastantes sementes e a recomendação é de consumo in natura, especialmente para o preparo de sucos. Tem gosto mais próximo do da laranja e é usada também para a fabricação de sorvetes.
– Tangerina Mexerica: é originada da espécie Citrus deliciosa, possuindo em sua casca muito mais óleos essenciais – substâncias que deixam aquele cheiro forte e ácido quando se descasca a fruta.
Como escolher?
Escolha as mais amareladas e alaranjadas, evitando as verdes inteiras e com bico verde durante a safra, que ocorre entre os meses de agosto e novembro.
Benefícios e propriedades da tangerina
Todas as variedades de tangerinas possuem propriedades medicinais, mas há algumas diferenças. As tangerinas com casca de cor mais alaranjada geralmente têm propriedades anti-inflamatórias, diuréticas e tônicas. Já aquelas com a casca mais esverdeada possuem propriedades que envolvem a facilitação do processo de digestão dos alimentos e o combate à formação de gases.
Todas as tangerinas são fontes de vitamina A, C, vitaminas do complexo B e sais minerais, tais como potássio, cálcio, fósforo e magnésio.
A vitamina C fortalece o sistema imunológico, prevenindo o envelhecimento precoce das células. A vitamina A é importante para os olhos e pele, bem como para a elevação da resistência do corpo às infecções. O Complexo B fortifica os nervos.
A tangerina possui muito magnésio. O homem necessita desse mineral para realizar a adequada síntese das proteínas e o bom funcionamento dos músculos e nervos. O potássio, outro mineral presente na fruta, também contribui com a saúde cardíaca, sendo responsável pelo bom funcionamento do coração e pela transmissão dos impulsos nervosos.
Outra propriedade descoberta recentemente é a presença da nobiletina, um antioxidante que controla e impede a elevação do colesterol, prevenindo, assim, doenças cardiovasculares.
Também é muito comum o uso da tangerina como mistura para melhorar o sabor de outras ervas e compostos medicinais.
Outros benefícios:
- São laxativas. Apresentam enorme quantitativo de fibras, mas precisam ser ingeridas inteiramente, o que inclui o bagaço. Isso ajudará no trabalho do intestino.
- Possuem efeito diurético e tônico. São indicadas para o tratamento da hipertensão arterial e prevenção da arteriosclerose.
- A utilização das folhas para fazer chá é comum. Muitos informam que o chá acalma.
- As cascas da fruta podem ser utilizadas como um tônico. É bastante comum o uso desse extrato pela indústria cosmética. Em geral, ele é empregado para evitar o ressecamento da pele, tratar vasos capilares danificados e estimular o crescimento de cabelos.
- A fruta auxilia no processo de emagrecimento. Uma tangerina média possui cerca de 50 calorias. Além disso, sua composição é de noventa por cento de água, o que ajuda na hidratação do organismo.
No entanto, mulheres grávidas devem ficar atentas: doses grandes de tangerina podem estimular contrações. Por isso, deve-se ingerir em pequenas quantidades durante a gravidez.
Aprenda a fazer chá da casca de tangerina!
A casca da tangerina é rica em vitaminas A, B1, B2, niacina, vitamina C, cálcio e fósforo, e você pode utilizá-la para fazer doces e geleias, além de chá.
Um dos grandes benefícios da casca da tangerina é abaixar o colesterol. Ele também pode auxiliar no processo de digestão, acalmando o estômago, além de aliviar o estresse.
Por ajudar na digestão e pelas suas propriedades diuréticas, algumas pessoas acreditam que os nutrientes da casca possam auxiliar no processo de emagrecimento.
Para fazer o chá, o primeiro passo é desidratar as cascas. Para isso, você precisa colocar as cascas em uma assadeira e deixá-las ao sol por alguns dias. Quando perceber que elas estão desidratadas, guarde-as em uma embalagem lacrada dentro da geladeira. O tempo de conservação delas varia entre dois e três meses.
Para preparar o chá, coloque as cascas em um recipiente e ponha a água para ferver. A seguir, despeje a água fervente no recipiente, mantendo as cascas em infusão durante 3 minutos.
Após esse período, retire as cascas, coando o chá. Não use açúcar, mel e nem adoçante. Se preferir a bebida gelada, pode colocar o chá dentro na geladeira e consumi-lo depois como um refresco.
A tangerina e seu uso cosmético
Por suas propriedades tônicas, a tangerina é um ingrediente também utilizado no mercado cosmético. Daremos a você agora duas receitas em que ela é usada como ingrediente para máscaras faciais:
Para prevenir as rugas de expressão
Tem um efeito esfoliante, estimulando a eliminação das células mortas e facilitando assim a oxigenação da pele.
Você irá utilizar:
- 3 figos pretos.
- 1 tangerina.
Prepare um purê com os figos e reserve-o. Em seguida, faça um suco com a tangerina. Misture o purê com o suco até obter uma mistura homogênea.
Então lave bem o rosto antes de aplicar a mistura. Aplique-a e deixe agir por cerca de meia hora. É possível aplicar não apenas no rosto, mas também no pescoço e colo. Enxague com água morna.
A aplicação deve der realizada duas vezes por semana.
Máscara hidratante de tangerina e aveia
Esta máscara hidratante é indicada para combater o ressecamento e outras sensibilidades da pele. Além disso, ela reduz a presença de células mortas e hidrata profundamente, devido ação do azeite e do mel.
Você irá utilizar:
- 5 colheres de sopa de farinha de aveia (50 g)
- 5 colheres de sopa de mel de flor de laranjeira (125 g)
- 1 colher de sopa de azeite (14 g)
- 1 tangerina
Faça o suco de tangerina e reserve. Em um recipiente, misture o suco com a aveia, o mel e uma colher de sopa de azeite de oliva. Faça uma pasta grossa e aplique-a por todo o rosto e pescoço. É importante fazer movimentos circulares suaves para esfoliar essa área.
O tempo de ação é de dez minutos. Em seguida, você pode enxaguar o rosto. A recomendação é utilizá-la de duas a três vezes por semana.
Formado em jornalismo pela PUC/RJ, há 25 anos atua no jornalismo especializado voltado para alimentos, agricultura e pecuária. Começou em 1995 como repórter na Revista Manchete Rural, onde foi também redator e chefe de reportagem. Fundou a revista Panorama Rural (1998) e o Portal Dia de Campo (2008), no qual publicou mais de 11 mil artigos, entrevistas em áudio e vídeos sobre o assunto.