Benefícios da Maçã Gala
Jornalista formado na PUC/RJ com 25 anos de atuação em veículos especializados em alimentos, agricultura e pecuária.
A maçã gala é a variedade de maçã mais consumida no Brasil. Sua origem exata é desconhecida, mas sabe-se que sua possível proveniência é a Ásia Ocidental ou a Europa. Essa fruta chegou ao Brasil pelas grandes navegações e se adaptou muito bem à parte subtropical do país.
A fruta é arredondada e com base cônica, de tamanho médio e cor vermelha rajada com fundo amarelo por fora e cor creme internamente. Sua casca é fina e a polpa é macia e crocante. Seu sabor é doce e levemente ácido, lembrando um pouco o gosto de baunilha. Como seu aroma é bem agradável, é muito consumida in natura, mas também é amplamente utilizada na culinária, na forma assada ou cozida, sendo o ingrediente principal de muitos pratos.
A maçã gala possui difícil conservação, sendo pouco resistente ao armazenamento. Assim, seu consumo deve ser feito logo após sua compra.
O nome científico da maçã gala é Malus domestica Bork.
Maçã Gala benefícios
Os benefícios da maçã gala são inúmeros para a saúde. Até o presente não existem contraindicações para seu consumo. Como possui muitas fibras, atua como uma vassourinha, limpando o organismo de muitas substâncias nocivas, proporcionando um melhor aproveitamento dos nutrientes. Abaixo, separamos alguns benefícios dessa variedade.
1. Calmante natural: Essa maçã possui efeitos calmantes no sistema nervoso, gerando uma sensação de relaxamento.
2. Ajuda na menopausa: Durante a menopausa, o corpo começa a carecer de boro e magnésio. A maçã gala é riquíssima nestes nutrientes, auxiliando a suas perdas no organismo.
3. Previne a celulite: Como essa fruta funciona como uma vassourinha, auxilia a eliminar toxinas do corpo e na prevenção da celulite.
4. Auxilia no processo de emagrecimento: Essa variedade de maçã possui pectina em sua casca, que ajuda a acelerar o processo digestivo, favorecendo a eliminação de toxinas. Também possui poucas calorias, sendo um ótimo lanche entre refeições.
5. Coopera no combate ao diabetes: A pectina presente na casca também auxilia a evitar picos de insulina, tendo seu açúcar liberado lentamente no organismo. Essa maçã também é rica em polifenóis que inibem o funcionamento de enzimas que absorvem carboidratos e levam açúcar ao sangue.
6. Auxilia a regularizar o intestino: Ela ajuda a prevenir diarreias, pois possui o poder de “prender o intestino”. Contudo, a pectina, que é uma fibra solúvel, estimula o intestino a liberar o bolo fecal.
7. Higieniza os dentes: Ela foi eleita como um “alimento detergente” que, ao se mastigar, limpa a superfície dos dentes e gengivas. Como é macia e crocante, gera um atrito no dente, sem riscá-lo, auxiliando na limpeza dos dentes quando não há uma escova à mão.
8. Tonifica a pele: A maçã gala possui minerais e vitaminas que ajudam a revitalizar a pele e o cabelo, deixando-os com aspecto mais saudável. Ela também previne o envelhecimento da pele, pois contém antioxidantes que combatem os radicais livres.
9. Previne crises de asma: A casca possui antioxidantes que, além de prevenirem o envelhecimento precoce e combater os radicais livres, protegem o corpo de crises de asma.
10. Combate o colesterol alto: Como possui muita quercetina (flavonoide que controla o colesterol), auxilia a manter os níveis de colesterol baixo.
Essa variedade também é rica em fibras que geram a sensação de saciedade pelo corpo e melhoram o funcionamento do intestino. A pectina também é capaz de diminuir o colesterol ruim e combate a gastrite. Ela também possui fitoquímicos que auxiliam na prevenção de câncer e doenças cardiovasculares.
Maçã gala propriedades
As propriedades da maçã gala, assim como seus benefícios, são muitos. A polpa é rica em vitaminas A, B, C e E. Também possui bastante potássio, que é muito importante para saúde do coração. O seu carboidrato é de lenta absorção (baixo índice glicêmico), sendo um excelente alimento para diabéticos e pessoas que querem perder peso.
Essa variedade também é rica em fibras que geram a sensação de saciedade pelo corpo e melhoram o funcionamento do intestino. A pectina (fibra solúvel) além dos seus benefícios mostrados acima, se ingerida em excesso, pode acabar diminuindo a absorção de nutrientes.
Maçã gala calorias
Como exposto anteriormente, a maçã gala possui pouco açúcar e calorias. A cada 100g dessa fruta existe 71 kcal; sendo 19g de carboidrato; 0,36 de proteína; 0,24g de gordura; 0mg de colesterol; 3,3g de fibras; 1mg de sódio e 148mg de potássio.
Maçã gala e fuji
Essas variedades de maçã são as mais comuns na mesa dos brasileiros. Aproximadamente 95% de toda produção nacional é dessas duas variedades. Muitas pessoas confundem estes dois tipos de maçã, por isso resolvemos mostrar a diferença entre estas duas.
1. Cor: A maçã gala é mais avermelhada, com padrão rajado e fundo amarelo. Já a maçã fuji possui tom vermelho com manchas laranjas. A polpa da fuji possui tom mais esverdeado que a gala. A gala possui polpa com tom creme.
2. Textura: A maçã gala tem polpa macia e seca, enquanto a fuji é mais firme, crocante e suculenta.
3. Calorias: Ambas possuem baixa quantidade de calorias, a maçã gala possui 71kcal, já a maçã fuji possui 55 kcal. Ambas possuem baixo índice glicêmico.
4. Sabor: A maçã gala é mais doce e suave, enquanto a maçã fuji é mais ácida.
5. Vitaminas e fibras: A maçã gala possui mais cálcio, fibras e quercetina (flavonoide que controla o colesterol), já a maçã fuji possui mais vitamina C.
6. Durabilidade: A maçã gala possui pouca durabilidade e a fuji é mais resistente.
Cultivo
A macieira é uma árvore frutífera da família Rosaceae, típica de clima temperado. Exige um pequeno período de frio, adaptando-se muito bem a condições de inverno brando. Essa árvore pode chegar a 10 metros de altura, com copa arredondada. Seu tronco possui casca parda e lisa. Suas flores são aromáticas e brancas, por vezes podem ser róseas. O pé de maçã é muito resistente, podendo ser plantado em pomar ou em quintais. Além de produzir frutos, é uma árvore bonita, sendo muito utilizada como planta ornamental. Durante o inverno perde suas folhas, voltando na primavera.
Formado em jornalismo pela PUC/RJ, há 25 anos atua no jornalismo especializado voltado para alimentos, agricultura e pecuária. Começou em 1995 como repórter na Revista Manchete Rural, onde foi também redator e chefe de reportagem. Fundou a revista Panorama Rural (1998) e o Portal Dia de Campo (2008), no qual publicou mais de 11 mil artigos, entrevistas em áudio e vídeos sobre o assunto.