Benefícios da Maçã

Marcelo Pimentel

Jornalista formado na PUC/RJ com 25 anos de atuação em veículos especializados em alimentos, agricultura e pecuária.



A maçã é uma fruta que está inserida em nosso cardápio desde sempre. Devido à sua poupa macia, é um dos primeiros alimentos a serem introduzidos na alimentação dos bebês.

Além de ser uma deliciosa e suculenta fruta, a maçã proporciona diversos benefícios à saúde!

As propriedades da maçã são muito ricas e os diversos tipos de maçã tornam nossa alimentação mais diversa e saborosa!

Seja a maçã crumble, maçã gala, maçã verde, maçã peruana, todas são suculentas e possuem diversos benefícios!

maçã

As maçãs podem ser consumidas in natura ou de diversas outras formas.

Fonte de vitaminas, sais minerais e importantes propriedades fazem com que a maçã seja uma aliada importante no combate de diversas doenças, além de auxiliar no sistema imunológico e no emagrecimento.

Benefícios da maçã:

1.Controle do colesterol: Por se tratar de uma fruta que contém fibra pectina, de acordo com estudos realizados na Universidade da Flórida, ela auxilia no tratamento e redução do mau colesterol, pois forma uma importante fibra na parede do intestino e repele a absorção do colesterol e demais gorduras. Esta pesquisa foi realizada prioritariamente por mulheres de 45 a 65 anos.

2.Auxílio no tratamento do diabetes: Ainda por causa da pectina – fibra presente na maçã, o controle da glicemia (índice de açúcar no sangue) se torna mais eficaz e equilibrado. De acordo com nutricionistas, a recomendação é que haja a ingestão de uma a duas maçãs pequenas ao dia.

3.Doenças digestivas: Um dos benefícios mais conhecidos da maçã é o auxílio nos momentos de azia, má digestão, úlcera, gastrite ou queimação. Isso é verídico e se justifica porque a fruta possui agentes cicatrizantes capazes de amenizar essas sensações de desconforto estomacal. Além disso, ela auxilia na mucosa do sistema digestivo. Pessoas com outros problemas de má cicatrização, sangramento ou gengivite podem recorrer à maçã com auxiliar no tratamento.

4.Auxílio no tratamento de cárie: A cárie nada mais é que uma infecção causada por bactérias. O sumo presente na maçã possui alguns agentes que podem matar até 80% das bactérias. Muitos pediatras e dentistas recomendam o consumo de maçã para crianças, sobretudo aquelas que costumam comer muito doce, já que a maçã auxilia na proteção do dente e da gengiva!

5.Tratamento de problemas respiratórios: Assim como a maioria das frutas, a maçã possui importantes antioxidantes que causam incontáveis benefícios à saúde. Um deles é a melhora na capacidade de respiração e proteção do pulmão. De acordo com uma pesquisa levantada na Universidade de Nottingham, Inglaterra, pessoas que consomem ao menos 5 maçãs por semana possuem um índice consideravelmente menor de problemas respiratórios. Além disso, as propriedades adstringentes da maçã são benéficas à garganta e às pregas vocais.

maçã fruta

6.Saúde do cérebro: Como a maçã possui muitas vitaminas do complexo B, ela auxilia na prevenção de danos em todo o sistema nervoso. Pelo fato de a maçã ser uma fruta com muitos nutrientes, incluindo vitamina C e ácido fosfórico, ela acaba complementando tratamentos e ajudando a evitar as doenças neurodegenerativas, assim como o Parkinson ou o Alzheimer.

7.Auxílio na prevenção do câncer: A maçã é uma fruta rica em taninos e flavonoides. Estes fitonutrientes são importantíssimos antioxidantes, adstringentes e anti-inflamatórios. Por isso, a maçã proporciona o combate ao envelhecimento precoce, melhorando significativamente a saúde da pele, além de tratar doenças cardiovasculares. No entanto, um aspecto que se sobressai na maçã é seu auxílio na prevenção de câncer de mama, próstata e cólon.

8.Combate ao AVC: As frutas que possuem sua polpa branca, como pera e maçã, comprovadamente proporcionam uma redução na chance de uma pessoa sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Este estudo foi feito na Universidade de Wageningen, Holanda, onde 20.069 pessoas entre 20 e 65 anos foram submetidas à pesquisa que levou 10 anos para ser concluída. Ao fim do estudo, os pesquisadores constataram que aquelas pessoas que consumiam regularmente alimentos de polpa branca possuíam cerca de 52% a menos de chance de desenvolver o AVC. Embora seja necessário mais estudo, os cientistas alegam que o consumo regular diminui a chance de a pessoa sofrer da doença em até 40%.

9.Inibidor de apetite: Por causa das fibras da maçã, ao inseri-la em seu cardápio diário, a vontade de comer a todo momento, principalmente alimentos doces, é saciada. A fruta é considerada um inibidor de apetite natural. Por isso, ela também é recomendada por pessoas que buscam perder peso e estão introduzindo uma reeducação alimentar. Ela pode substituir o doce de uma forma muito mais saudável ao seu organismo e sem comprometer a dieta!

10.Complexo de vitaminas: A maçã é uma fruta riquíssima em nutrientes e vitaminas. Essas vitaminas são primordiais para a manutenção do sistema imunológico, proporcionam mais viço à pele e auxiliam o organismo a trabalhar de forma mais equilibrada e regulada. Dentre as principais vitaminas da maçã, as que mais são se destacam são as vitaminas B1, B2 e B3. Cabelo, pele, unhas e dentes são beneficiados por essas vitaminas que proporcionam mais força e resistência.

Receitas com maçã

A maçã é uma fruta democrática que pode ser consumida in natura ou de diversas outras formas.

Confira algumas dicas de como consumir a fruta:

Maçã em calda

Seja para consumo imediato ou para o preparo de compotas, a maçã em calda é uma deliciosa forma de consumir a fruta em forma de doce.

maçã benefícios

Ingredientes:

  • 8 maçãs de pequenas a médias. Elas precisam estar novas e firmes.
  • ½ limão pequeno
  • 3 xícaras de açúcar
  • 2 xícaras de água
  • Cravo

Modo de preparo:

  1. Descasque as maçãs e corte-as em fatias com espessura de 1 a 2 cm.
  2. Molhe-as com o suco de meio limão pequeno. Não precisa ser muito, pois a única função do limão é não deixar a fruta oxidar.
  3. Misture a água e o açúcar
  4. Leve ao fogo baixo ou médio e deixe levantar fervura
  5. Junte as maçãs e o cravo posteriormente
  6. Cozinhe até que as maçãs fiquem moles e macias, que se parta facilmente com um garfo
  7. Retire as maçãs do fogo e passe para um refratário
  8. Volte a calda ao fogo por mais 5 minutos em fogo médio, sempre mexendo
  9. Retire os cravos, se quiser, e coloque a calda sobre as maçãs
  10. Leve para gelar ou consuma imediatamente.

Dica: Você pode guardar em potes herméticos na geladeira para consumir posteriormente.

Suco detox

Outra forma de consumir a maçã e auxiliar no processo de emagrecimento, é por meio de sucos detox.

Os sucos detox têm a função de auxiliar na limpeza do organismo, eliminando as substâncias nocivas e que podem prejudicar seu funcionamento perfeito. Como consequência, há o auxílio no emagrecimento. Para potencializar este fator, muitas pessoas, sob orientação de nutricionistas, passam a substituir uma refeição como o café da manhã ou a ceia por um suco detox.

O benefício do suco é que você pode prepará-lo em uma quantidade maior para realizar o consumo imediato e guardar na geladeira para consumir depois.

Confira a receita do suco detox de maçã.

Ingredientes:

  • 2 maçãs firmes
  • suco de 2 limões
  • 1 copo de água de coco
  • 1 talo de salsão
  • 1 fatia de gengibre
  • 1 pitada de canela
  • gelo a gosto

Modo de preparo:

  1. Lave as maçãs, o gengibre e o salsão.
  2. Pique as maçãs com a casca e, se quiser, com as sementes.
  3. Corte uma fatia de gengibre e rasgue o salsão.
  4. Misture todos os ingredientes no liquidificador e bata com água e gelo.
  5. O ideal é que o consumo seja feito sem coar para que os nutrientes sejam melhor absorvidos.

fruta maçã

Bolo de maçã fit

Outra forma de consumir doce e se sentir saciado sem desviar da dieta ou meter o pé na jaca, são os doces funcionais.

O bolo fit de maçã não leva farinha em sua composição. Ele é muito fácil e rápido de ser feito, além de poder ser consumido em diversas horas do dia, como no café da manhã ou lanche da tarde.

Além de ser delicioso, ele auxilia na perda de peso pois sua equivalência calórica é baixa!

Ingredientes:

  • 2 maçãs médias, firmes e com casca
  • 1 banana, de preferência nanica
  • 2 ovos
    1/4 xícara de açúcar ou estévia
  • 1 xícara de chá de farelo de aveia
  • ½ xícara de outros grãos que desejar, como chia
  • 1 colher de sopa de fermento químico em pó.

Modo de preparo:

Na receita original não se utiliza as casas. Mas como a intenção é fazer um bolo funcional, nós a deixamos pois não interfere no sabor e é uma super fonte de fibras e antioxidantes.

  1. Portanto, lave bem as maçãs e pique-as em pedaços pequenos, tirando o talo e as sementes.
  2. Pique a banana e coloque-as no liquidificador junto com os dois ovos e as duas maçãs picadas.
  3. O açúcar é opcional pois deve ser evitado em receitas funcionais, por isso optei por colocar estévia. Se não tiver estévia, opte por açúcar escuro. Quanto mais escuro ele for, menos nocivo ele é.
  4. Bata até se tornar um liquido pastoso, por 1 a 2 minutos no liquidificador.
  5. Em um recipiente insira o farelo de aveia, os grãos e o fermento e misture bem.
  6. Após misturar, adicione a receita batida no liquidificador e mexa até se tornar uma massa homogênea.
  7. Unte uma assadeira média ou pequena com óleo de coco e pré-aqueça o forno por 10 minutos.
  8. Coloque no forno e deixa assar em fogo médio por 30 a 40 minutos.

Você pode fazer farofa de açúcar, canela e nozes ou a própria calda de maçã e servir como cobertura.

Artigos Relacionados:

Benefícios e Propriedades da Banana

Benefícios e Propriedades do Morango

Benefícios e Propriedades da Uva

Benefícios e Propriedades da Pera

Benefícios e Propriedades do Limão

Benefícios e Propriedades da Manga

Benefícios e Propriedades do Abacaxi

Benefícios e Propriedades da Laranja

Benefícios e Propriedades do Pêssego

Benefícios e Propriedades da Melancia

Benefícios e Propriedades do Abacate

Benefícios e Propriedades do Quiuí

Benefícios e Propriedades da Cereja

Marcelo Pimentel

Formado em jornalismo pela PUC/RJ, há 25 anos atua no jornalismo especializado voltado para alimentos, agricultura e pecuária. Começou em 1995 como repórter na Revista Manchete Rural, onde foi também redator e chefe de reportagem. Fundou a revista Panorama Rural (1998) e o Portal Dia de Campo (2008), no qual publicou mais de 11 mil artigos, entrevistas em áudio e vídeos sobre o assunto.