Benefícios da Jabuticaba
Jornalista formado na PUC/RJ com 25 anos de atuação em veículos especializados em alimentos, agricultura e pecuária.
- Pé de Jabuticaba
- Como plantar jabuticaba
- Jabuticaba como comer?
- Propriedades da jabuticaba
- Benefícios da jabuticaba
- Benefícios da jabuticaba com casca
- Benefícios da jabuticaba com polpa
- Receitas com jabuticabas
- Suco de jabuticaba
- Pudim de jabuticaba
- Jabuticaba emagrece?
- Jabuticaba prende o intestino
A jabuticaba é uma fruta que nasce apenas no Brasil. São bolinhas escuras e doces quando estão maduras e prontas para consumo.
Há uma breve discussão sobre a pronuncia: se seria jaboticaba ou jabuticaba. As duas opções estão corretas! No entanto, é preferível usar jabuticaba para se referir à fruta e jaboticaba se tiver relação com endereço, cidade, bairro, rua, etc.
Vamos aprender a seguir um pouco sobre a jabuticaba e seus benefícios para saúde:
Pé de Jabuticaba
A jabuticaba é uma fruta originalmente brasileira, descoberta há cerca de 400 anos. Hoje, ela existe no mundo todo.
É uma arvore de médio porte; ou seja, é possível plantá-la no seu quintal ou na frente da sua casa. Sempre que for a época, você poderá aproveitar para comer seus deliciosos frutos.
O pé de jabuticaba demora aproximadamente entre 10 e 15 anos para dar frutos, por isso, paciência é fundamental, mas enquanto isso é possível admirar suas flores e aroma.
Existe uma época para colher jabuticaba? Sim, o pé de jabuticaba costuma frutificar duas vezes no ano, de agosto a setembro e no início do ano, de janeiro a fevereiro.
Diferente das demais árvores, as frutas nascem grudadas nos troncos e galhos, podendo nascer até nas raízes que ficam à vista no solo.
O pé de jabuticaba tem uma característica especial: quanto mais velha a árvore, mais fruto e mais produtiva é, por causa de sua irrigação interna.
Você pode não saber, mas existem 3 tipos de jabuticabas:
- Jabuticaba sabará: É a mais comum de todas e muito fácil encontrar.
- Jabuticaba híbrida: são modificadas e dão frutos mais vezes ao ano, podem ser plantadas em vasos e sua maturação é mais rápida.
- Jabuticaba paulista: essa é uma arvore grande e a quantidade de frutos é proporcional ao seu tamanho; a jabuticaba também é bem maior que os outros tipos, no entanto demora um pouco mais para amadurecer
Como plantar jabuticaba
Agora que conhece os tipos de pé de jabuticaba é importante saber como plantar jabuticaba. O mais indicado para quintais pequenos é o tipo híbrido, pois dá frutos mais rápidos.
Quando atingir a época certa, ficará de tamanho médio, lembrando sempre de podar 30 dias após colher.
Para plantar, é necessário um buraco com aproximadamente 20 cm, cubra com terra e para acelerar o crescimento, use adubo orgânico e plante em lugar ensolarado.
Jabuticaba como comer?
Existe um jeito certo de como comer jabuticaba? Sim, é importante consumir o mais breve possível, assim que retirada do pé, pois oxidam com facilidade e estragam, mudando o sabor e concentração dos nutrientes.
Alguns comem com casca e outras pessoas apenas a parte de dentro. O ideal é comer jabuticaba com a casca. Assim como outras frutas, os maiores benefícios da jabuticaba estão concentrados na casca.
A casca da jabuticaba pode ser um pouco amarga, mas se não estiver acostumado pode fazer um suco. No entanto, é necessário tirar os caroços, bater polpa e casca, lembrando de adoçar também.
Propriedades da jabuticaba
Assim como toda fruta, há vários benefícios da jabuticaba no organismo, isso graças aos seus nutrientes e propriedades.
A maior propriedade da jabuticaba é presença de vitamina C, tão presente quanto na laranja, junto com outros nutrientes como: Vitamina E, que combate os radicais livres e ajuda a manter a pele saudável e ácido fólico, que ajuda nas funções do organismo.
As propriedades da jabuticaba são dívidas em duas partes, interna e casca. Além das que citamos, a parte interna é rica em:
- Niacina: ajuda como fonte de energia
- Tiamina: colabora para o bom funcionamento do sistema nervoso
- Riboflavina: aumenta o metabolismo
A parte interna também propriedades minerais:
- Cálcio
- Magnésio
- Ferro
- Fósforo
- Cobre
- Manganês
- Zinco
Propriedades da jabuticaba estão na casca, que é rica em vitamina R, que estimula o sistema nervoso central, considerado por especialistas em nutrição mais potente que a vitamina E e C.
Se você consumir 100g de jabuticaba, terá a seguinte concentração de nutrientes:
- Energia – 45 calorias
- Proteína – 1 g
- Carboidrato -13 g
- Gordura – 0 g
- Tiamina – 0.01 mg
- Fósforo – 14 mg
- Fibra – 0.6 g
- Vitamina C – 12 mg
- Cálcio – 6 mg
- Antocianidina – 314 mg
- Ferro – 1,9 mg
- Niacina (vitamina B3) – 2,5 mg
Benefícios da jabuticaba
Os benefícios da jabuticaba são vários para a nossa saúde, graças aos seus nutrientes. Para entender um pouco melhor, vamos separar entre consumir a casca e apenas a polpa.
Benefícios da jabuticaba com casca
1.Evita envelhecimento precoce
O combate contra os radicais livres, inflamações, intoxicações ajudam a manter uma pele muito mais saudável e bonita.
Também colabora para produção de colágeno, firmando a pele e dando mais elasticidade.
2.Corpo mais resistente
Consumir jabuticaba aumenta a produção de histamina, que aumenta a resistência do corpo, reduz o colesterol ruim, além de fortalecer artérias e veias prevenindo rompimentos, varizes e possíveis derrames.
A concentração de Magnésio ajuda na concentração e melhora a memória, além de proteger as células cerebrais. As propriedades da jabuticaba vão até a prevenção de células cancerígenas.
3.Reduz taxa de açúcar no sangue
Os nutrientes da jabuticaba ajudam estabilizar a taxa de açúcar no sangue, por isso é altamente recomendado para diabéticos.
4.Alivia atrite
As concentrações de anti-inflamatórios ajudam a aliviar dores e atrite e outras doenças causadas por inflamações.
5.Ajuda no metabolismo
Pessoas com o metabolismo rápido são grandes beneficiados com a casca da jabuticaba, pois ela reduz a velocidade com que os alimentos são absorvidos.
6.Melhora no sistema digestivo
Uma substancia presente, chamada pectina, regula o intestino e ajuda na constipação e diarreia.
Benefícios da jabuticaba com polpa
1.Combate anemia
Graças à concentração de ferro, ajuda a combater a anemia.
2.Desempenho do metabolismo
Junto com outros minerais, o fósforo ajuda a melhorar o desempenho do metabolismo, gerando mais energia para o corpo, já que reduz a velocidade da absorção dos alimentos. Também reduz a carga de stress no corpo e aumenta a resistência.
3.Dentes e ossos mais fortes
A polpa da jabuticaba também possui grandes concentrações de minerais, fortalecendo dentes e ossos.
4.Combate fadiga
A polpa da jabuticaba contém vitaminas do complexo B, que colaboram no funcionamento do corpo, ajudando a combater erupções e fraquezas musculares.
Receitas com jabuticabas
Quer dicas de como consumir jabuticabas, além da forma natural? Vamos te dar algumas receitas com jabuticabas, veja:
Suco de jabuticaba
A segunda melhor forma de consumir jabuticaba é fazendo suco de jabuticaba, e ainda pode congelar para consumir em outro momento.
O que preciso para fazer suco de jabuticaba?
Você precisará de 1kg de jabuticabas
Como fazer o suco de jabuticaba, modo de preparo
- Lave as jabuticabas muito bem;
- Coloque todas elas dentro de uma panela, cubra com água e cozinhe por 5 minutos;
- Amasse com uma colher de pau ainda com o fogo ligado;
- Após amassadas, peneire as frutas, espremendo bem as demais;
- Quando espremer as demais, você terá o suco concentrado;
- Dilua o suco concentrado com água e açúcar ou adoçante.
Pudim de jabuticaba
Quando falamos em pudim, todo mundo pensa no pudim de leite, mas é possível fazer um delicioso pudim de jabuticaba, veja o que irá precisar:
- 1 lata de leite condensado
- 2 caixinhas de creme de leite
- 1 envelope de gelatina sem sabor incolor
- 1 xícara de água
- 1/2 xícara de açúcar
- 1 litro de suco de jabuticaba
Como preparar
Primeiro faça o suco da jabuticaba, como na receita a cima, adicione açúcar e água, coloque numa panela e ferva por 15 minutos, até as jabuticabas ficarem amolecidas.
Peneire e reserve o caldo. Deixe um pouco do caldo para cobertura. Quando estiver frio, bata no liquidificador com leite condensado, creme de leite e gelatina sem sabor para ficar mais firme.
Com um pouco da calda que sobrou, lambuze a forma, despeja na forma e deixe na geladeira por aproximadamente 2 horas.
Jabuticaba emagrece?
A jabuticaba ajuda no processo de perda de peso, se consumida de forma moderada e in natura, pois é pouco calórica.
O que engorda é consumir jabuticaba em formas derivadas, como tortas, geleias e outros doces que são altamente calóricos, por causa da união com outros ingredientes.
Embora haja diferentes tipos de jabuticaba, a jabuticaba emagrece e ainda ajuda no metabolismo, e todas têm a mesma quantidade de calorias.
Jabuticaba prende o intestino
Uma das propriedades da jabuticaba é regular o intestino e reduzir a velocidade do metabolismo, isso faz com que o intestino trabalhe menos.
Não que prenda o intestino, ele fica mais lento, por causa dos nutrientes que tardam a absorção dos alimentos ingeridos.
Uma pessoa que já possui intestino preso pode consumir jabuticaba. No entanto, é recomendado consumir com fibras, para acelerar o processo de digestão.
O consumo de jabuticaba é recomendado para pessoas que têm intestino solto ou diarreia, pois elas podem regular o intestino.
Respondendo à pergunta, ele não prende o intestino, ele apenas fica mais lento, mas funcionará periodicamente.
Formado em jornalismo pela PUC/RJ, há 25 anos atua no jornalismo especializado voltado para alimentos, agricultura e pecuária. Começou em 1995 como repórter na Revista Manchete Rural, onde foi também redator e chefe de reportagem. Fundou a revista Panorama Rural (1998) e o Portal Dia de Campo (2008), no qual publicou mais de 11 mil artigos, entrevistas em áudio e vídeos sobre o assunto.