Benefícios da Groselha

Marcelo Pimentel

Jornalista formado na PUC/RJ com 25 anos de atuação em veículos especializados em alimentos, agricultura e pecuária.



A groselha (Ribes rubrum) é uma fruta pequena e brilhante, no formato de bolinha, que cresce em arbustos de aproximadamente 1,5 – 2 metros de altura, pendurada nos ramos como luzes em miniatura. Suas folhas são de cor verde amarelada e estão dispostas em espiral nas hastes em cachos de cinco. Seu sabor é melhor numa torta ou num doce, mas elas ainda são boas o suficiente para serem comidas cruas, desde que polvilhadas com bastante açúcar.

A pele vermelha cintilante envolve uma carne polpuda que contém de 3 a 12 pequenas sementes comestíveis. Com menos sabor que as groselhas de cor preta, se assemelham com framboesa, mirtilo, ruibarbo num toque moderadamente ácido.

benefícios da groselha

Elas têm um alto teor de vitamina C, e servem de acompanhamento de outras frutas e carnes, como framboesas, morango e melão, bem como ganso, veado e cordeiro (geleia de groselha).

Embora transparentes, as groselhas também podem ficar foscas com clara de ovo e açúcar, para usar na decoração de pudins ou coquetéis. Sua disponibilidade como fruta é de julho até o início setembro.

Para escolhê-las, prefira as mais lustrosas, grossas e firmes, evitando as que foram esmagadas ou estão mofadas.

Como armazenar

Lave, segurando a haste sobre uma tigela. Prenda-a na extremidade e passe um garfo ao longo do seu comprimento, certificando-se de que a haste se desprendeu de todas as bolinhas.

Se você quiser, também pode remover o pequeno caule marrom na base de cada baga (apenas aperte-a entre o polegar e o indicador), mas é um trabalho intensivo e não faz uma grande diferença para o sabor.

Guarde-as na geladeira, por até três dias. Não as lave antes de armazenar ou elas vão ficar encharcadas.

Como cozinhar

Escalde as groselhas (4 minutos, ou até começar a borbulhar). Polvilhe com açúcar e sirva com creme. Ou ainda use-as para fazer caldas, xaropes e geleias. Adicione à mistura de frutas para incrementar o pudim um mousse ou sorvetes.

Propriedades da groselha

As groselhas vermelhas são membros da família Grossulariaceae e são botanicamente classificadas como Ribes rubrum e R sativum.

Elas são uma das mais de 150 espécies dentro do gênero Ribes, que também inclui groselhas pretas, groselhas brancas, groselhas verdes, groselhas amarelas e muitas outras espécies de groselha. Algumas das melhores e mais comumente cultivadas são as vermelhas: ‘Jonkheer van Tets‘ (de fácil colheita), ‘Perfection‘ (variedade muito boa) e ‘Red Lake‘ (resistente).

fruta groselha

As bagas de groselha vermelha são conhecidas como “superfrutas”, uma vez que têm uma capacidade antioxidante naturalmente elevada devido ao polifenol pigmentado e a cianidina, que é encontrada na pele. Elas também são um bom suprimento de vitaminas C e K, Manganês e Potássio.

Todas as espécies cultivadas de groselha têm ascendência asiática e europeia, principalmente de países ocidentais (Bélgica, França, Noruega, Suécia, Alemanha, Holanda, norte da Itália, norte da Espanha, Portugal e Polônia). A fonte histórica mais importante de cultivo de groselhas foi dentro da Rússia durante o século XI, quando foram cultivadas em jardins, povoados e assentamentos do mosteiro.

As plantas da groselha vermelha ainda podem ser encontradas crescendo selvagens em climas mais frios (Alpes Franceses e Himalaia), mas são mais frequentemente cultivadas para venda comercial.

Ao contrário do arbusto da groselha preta, que exige uma poda anual pesada para uma frutificação apropriada, tanto as variedades vermelhas como as brancas apenas dão frutos de dois a três anos.

Informações nutricionais

A fruta da groselha é uma boa fonte de fibra dietética e vários outros nutrientes essenciais, como vitamina C, vitamina B, vitamina E, betacaroteno, ferro, fósforo, cobre, potássio, magnésio, cálcio, zinco e manganês. Os valores nutricionais das bagas de groselha (em cada 100 g) são os seguintes:

  • Energia: 56 calorias
  • Gordura total: 0,2-0,25 gramas
  • Açúcar / carboidrato total: 8 gramas
  • Proteína: 1,25 gramas
  • Vitamina C: 20-22 miligramas
  • Fibra dietética: 3,5 gramas
  • Ferro: 1,25 miligramas
  • Sódio: 1,5 miligramas
  • Cálcio: 30-33 miligramas
  • Fósforo: 40-44 miligramas
  • Potássio: 270-275 miligramas

Utilidades da groselha

Como as variedades preta e branca, as groselhas vermelhas são perfeitamente adequadas para a típica geleia, xarope ou assados.

No entanto, sua acidez limpa o paladar e o nível de açúcar moderado também permite o uso em pratos salgados. Elas são comumente utilizadas em receitas de carnes nobres, como pato e cordeiro, especialmente quando cozidas em um molho picante com alecrim e vinho tinto.

Combine groselhas vermelhas com suco de laranja e especiarias para proporcionar um gosto doce e picante ao peru assado. Outros sabores complementares incluem maçã, pera, gengibre, aveia, zimbro, baunilha, canela, cravo e ervas lenhosas.

O suco de groselha é muito comum e deliciosamente conhecido por todos que experimentam, geralmente com aprovação.

pé de groselha

Algumas pessoas usam groselhas vermelhas cosmeticamente em máscaras faciais para restaurar e fortalecer a pele cansada e sem vida.

Mas muitos se perguntam se o xarope de groselha faz mal, porém passaram a vida ingerindo o remédio industrializado que não contém quase nenhuma propriedade da fruta de verdade.

Dessa forma, para obter resultados e se sentir seguro no consumo, prefira a fruta in natura ou faça receitas de xarope natural, onde todas as substâncias serão aproveitadas com intenção de cura.

Benefícios da groselha

Além dos seus usos culinários, a groselha também é conhecida por seus excelentes benefícios para a saúde e propriedades medicinais.

  • A groselha vermelha tem um menor índice glicêmico do que muitos alimentos. O índice glicêmico (GI) classifica alimentos e bebidas com base no seu potencial de aumento do açúcar no sangue. Alimentos altos no índice glicêmico (como arroz branco e pão branco) são quebrados facilmente e causam níveis de açúcar no sangue e nível de insulina após as refeições, seguidos de quedas rápidas. O açúcar da groselha é absorvido lentamente pela corrente sanguínea, o que evita quebras e ânsia por açúcar, além das mudanças de humor.
  • A groselha pode ajudar indivíduos a combater infecções. Uma xícara de groselha vermelha contém 77% das necessidades diárias de vitamina C. A vitamina C é um potente antioxidante natural solúvel em água que colabora com o corpo no desenvolvimento da resistência contra os agentes infecciosos, eliminando os radicais livres causadores de câncer no organismo.
  • A groselha pode ser excelente para o cabelo e a pele. A ingestão adequada de vitamina C não só melhora o sistema imunológico, mas também pode criar e manter colágeno, uma proteína essencial encontrada no cabelo e na pele.
  • A groselha pode ajudar na produção de energia e defesa antioxidante. Um copo de groselhas vermelhas contém 10% do manganês mineral, que é um fator fundamental em algumas enzimas que têm importância na geração de energia e nas proteções antioxidantes. Um exemplo são algumas enzimas que desativam os radicais livres gerados nas mitocôndrias (as fábricas de produção de energia dentro de nossas células), que requerem manganês.
  • A groselha vermelha pode ajudar na formação de glóbulos vermelhos. O cobre e o ferro são essenciais para a formação de novas células sanguíneas. Uma deficiência de ferro pode levar a anemia, fadiga e fraqueza muscular.
  • A groselha pode ajudar a aumentar a resistência óssea. As groselhas vermelhas são uma excelente fonte de vitamina K, cujo funcionamento retém o cálcio na matriz óssea. Um consumo suficiente de vitamina K também pode reduzir a excreção urinária de cálcio. Uma xícara de groselha vermelha contém 15% do valor diário recomendado de vitamina K.
  • A groselha pode ajudar a melhorar a saúde digestiva e combater a constipação. A ingestão diária recomendada de fibras alimentares para homens e mulheres é de 38 gramas e 25 gramas, respectivamente. As ajudas à fibra, como a dessa fruta, impedem a constipação, facilitando a manipulação intestinal. A fibra também pode raspar o colesterol nas artérias e nos vasos sanguíneos.

Onde comprar groselha?

Groselhas frescas nem sempre são fáceis de se encontrar. Procure por elas em mercados, sacolões e lojas especializadas. As bagas, muitas vezes serão confundidas e vendidas ao lado de mirtilos ou amoras.

Groselhas são bastante comuns na culinária francesa. As frescas podem ser usadas como mirtilos e substituindo as amoras ou framboesas, em tortas e outras sobremesas, incluindo Sorbet de groselha preta.

O preço, por ser uma fruta dificilmente encontrada, não é generoso. Mas não chega a um preço tão exorbitante que impeça o consumo. Além disso, existe sempre a possibilidade de cultivo na própria residência.

O cultivo de groselhas

Ter um pé de groselha na sua casa não é difícil, porém requer uma série de cuidados.  Escolha um local com sombra parcial no sol pleno.

A maioria dos solos se beneficiará com a adição de material orgânico, como a turfa (vegetal pantanoso) ou a compostagem desfiada (reciclagem de resíduos orgânicos).groselha fruta

Aterre as plantas de 3 a 6 pés de distância em fileiras que estão a uma distância de 6-8 pés. Depois de receber suas groselhas, remova as raízes danificadas e corte a parte superior.

Coloque as plantas com os galhos inferiores um pouco abaixo do nível do solo para incentivar os arbustos a se desenvolverem. Preencha o buraco com o solo restante.

A vida útil das plantas de groselha é de 12 a 15 anos com manutenção adequada. Número sugerido de plantas para uma família de 5: 4-6 plantas (1 planta por pessoa).

E cuidado:

  • As plantas deixarão de florescer se as raízes estiverem muito profundas ou muito rasas.
  • Coloque o solo firmemente em torno das raízes.
  • Não cultive perto de plantas selvagens cujas origens são desconhecidas.
  • Molhe bem uma a três vezes por semana, não todos os dias.
  • Evite o uso de fertilizantes, somente depois que as plantas estiverem estabelecidas.
  • Não mergulhe plantas na água por mais de 1 hora!

Marcelo Pimentel

Formado em jornalismo pela PUC/RJ, há 25 anos atua no jornalismo especializado voltado para alimentos, agricultura e pecuária. Começou em 1995 como repórter na Revista Manchete Rural, onde foi também redator e chefe de reportagem. Fundou a revista Panorama Rural (1998) e o Portal Dia de Campo (2008), no qual publicou mais de 11 mil artigos, entrevistas em áudio e vídeos sobre o assunto.