Benefícios da Amêndoa

Marcelo Pimentel

Jornalista formado na PUC/RJ com 25 anos de atuação em veículos especializados em alimentos, agricultura e pecuária.



A amêndoa é uma oleaginosa nativa da Turquia, Síria, Ásia Oriental utilizada desde a era pré-cristã. A amêndoa árvore é semelhante ao pessegueiro, diferenciando-se por ser maior. A amendoeira é encontrada nos Estados Unidos, Espanha, Irã, Marrocos, Itália, Síria, Tunísia, Turquia, Argélia, China, Afeganistão, Grécia, Austrália, Líbia, Líbano, Chile e Paquistão. Os Estados Unidos são os maiores produtores mundiais, sendo que o estado da Califórnia concentra 70% da produção local. No Brasil, é encontrada no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio de Janeiro, porém, exporta da Califórnia, Europa, Argentina e Chile. Prepare-se para saber tudo sobre amêndoas, os chamados “frutos mágicos”.

amêndoa

Tipos de amêndoas

A frutas amêndoas genericamente apresentam-se como amargas e doces. As amargas têm ácido ciandríaco bruto, mas sua toxidade é letal somente com consumo excessivo. Por terem odor forte, são empregadas na produção da manteiga, licor, sabonetes, óleos essenciais e loções. Entre as amargas, destaca-se a Comum amarga, muito comum nos Estados Unidos.

O país também possui as espécies jordão, texas, nonplus-terra e a nonpareil, que são cruzamentos de espécies africanas e europeias. Já as amêndoas doces são mais populares na Europa, África do Sul e Austrália, sendo muito utilizada no preparo de doces. As cascas podem ser finas, como a redonda, dama e princesa; ou grossas, como a rosa e a comum.

 Amêndoa: benefícios e malefícios

Barack Obama conhece muito bem o valor nutricional da fruta amêndoa. O ex-presidente americano come 7 diariamente no lanche noturno. A descoberta foi publicada em 2 de julho de 2016 no jornal New York Times pelo jornalista Michael D. Shear. A oleaginosa é fonte de fibras, proteínas, gorduras boas, vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio e vitamina E, estes últimos em índices maiores que as nozes.

propriedades da amêndoa

Conheça as propriedades da amêndoa:

  1. Aumenta a saciedade

Por ser rica em fibras, proteínas, gorduras boas e carboidratos, a amêndoa retarda a fome. Isso porque ela é um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, demora a ser digerida. Outra questão que explica o fato é o aumento do suco gástrico que dobra o volume de bolo alimentar. Esse prolongamento da saciedade faz da fruta uma aliada nas dietas de emagrecimento, portanto, é uma ótima opção para lanches intermediários.

  1. Faz bem ao coração

A fruta diminui o colesterol ruim e quebra as placas de gordura. Por ser fonte de magnésio, a amêndoa ainda é aliada dos diabéticos, já que equilibra os níveis de insulina e glicose, principalmente após as refeições.

  1. Regula a pressão arterial

O magnésio, o potássio e a arginina atuam nesse processo. A ausência desses nutrientes provoca distúrbios renais e problemas cardíacos.

  1. Dá energia e estimula a formação de músculos

As responsáveis são as proteínas. Estima-se que ¼ de xícara possui 8 gramas do nutriente, mais que o ovo. Isso explica porque muitos atletas não abrem mão da oleaginosa. O ciclista americano Christian Vande Velde, por exemplo, come torradas com manteiga de amêndoas antes de treinos leves. Se você treina, que tal incluir esse lanche no cardápio?

  1. Fortalece ossos e dentes

Nutricionistas indicam que 92 gramas de amêndoas dão 24% da quantidade diária de cálcio. Outros nutrientes ligados à manutenção óssea são o ômega 3, por melhorar a absorção de cálcio e estimular a produção de colágeno, fósforo e magnésio, por ajudarem na luta contra a osteoporose.

  1. Mantém a saúde cerebral

O ácido fólico, o tocoferol e o polifenol auxiliam em problemas cognitivos. As vitaminas B6 e E retardam o envelhecimento celular cerebral. O magnésio melhora os nervos, enquanto a riboflavina e L – carnitina estimulam a formação de conexões neurais. Tais características fazem da oleaginosa um alimento indispensável para todos, principalmente na dieta de crianças e idosos.

  1. Melhoram a aparência da pele e cabelos

O consumo regular de amêndoas retarda o envelhecimento facial e melhora a circulação sanguínea. A vitamina E fortalece o colágeno e a elastina, substâncias responsáveis pela firmeza da pele. O óleo de amêndoa doce tem ação cicatrizante, por isso pode ser usado no tratamento das estrias. Para suavizar o efeito delas, prepare a receita:

Máscara com óleo de amêndoas e cenoura para estrias

Ingredientes

  • 1 cenoura;
  • 1 colher de sopa de óleo de amêndoa;
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem;
  • 2 colheres de sopa de farelo de aveia.

Modo de preparo

Corte a cenoura em rodelas e coloque na batedeira junto com os demais ingredientes. Bata até obter um creme homogêneo. Faça massagens circulares nas áreas afetadas, deixe agir por 20 minutos e remova com água fria.

A ação cicatrizante do óleo ainda auxilia no combate à acne. Usar a máscara com o óleo e farinha de aveia uma vez por semana durante 30 minutos remove a oleosidade e esfolia, melhorando significativamente a aparência das peles acneicas.

Outro benefício cosmético é fortalecer os cabelos. O óleo pode ser usado no couro cabeludo ou nas pontas após o banho, em substituição ao condicionador ou para turbinar o creme de hidratação. Incorporar o óleo na rotina de cuidado com os cabelos combate e evita caspa e dermatite seborreica.

  1. Excelente para intolerantes à lactose

Quem atesta é a nutricionista Cruz Martínez, membro da Fundação Espanhola de Nutricionistas. Além do consumo in natura, quem não consome lactose pode consumir o leite de amêndoas em substituição ao leite de vaca. A bebida é conhecida desde a Idade Média e apresenta mais nutrientes que os leites de soja e arroz. O leite feito com a oleaginosa também é bem-vindo em dietas de baixa caloria. Por tudo isso, a bebida vem conquistando muitos adeptos. O melhor é que você pode fazer em casa, veja a receita:

Ingredientes

  • 200 g de amêndoas;amêndoa benefícios
  • 1 litro de água mineral;
  • 1 gota de essência de baunilha.

Modo de preparo

  • Deixe as amêndoas de molho por 8 horas;
  • Escorra, lave e bata no liquidificador com a água e a baunilha durante dois minutos;
  • Coe com coador fino ou pano. Tire o máximo de líquido que conseguir;
  • Coloque em garrafa de vidro e armazene em geladeira.

Os malefícios da amêndoa estão no exagero, confira quanto consumir por dia no próximo item.

Quantas amêndoas por dia e como incorporar na dieta?

Os benefícios das amêndoas entusiasmaram você? Mesmo tão nutritiva, comprar amêndoas pode estar fora de cogitação. Em pesquisa rápida nos sites de busca é possível encontrar o preço das amêndoas por até R$80,00/quilo e o preço tende a subir no Natal. Você pode procurar a fruta nos mercadões municipais e também nas lojas especializadas em grãos e cereais.

Para você que pesquisou e encontrou um preço baixo, parabéns! Agora é hora de comer até dizer chega? Nada disso, é bom saber que se entupir delas pode potencializar seus efeitos. Exagerar na dose fará a fruta tornar-se em veneno, principalmente se tiver sal. O consumo desenfreado pode agravar os quadros de herpes e problemas renais. A quantidade diária recomendada é de 30 a 40 gramas, algo em torno de 15 a 20 unidades. Uma observação sobre o consumo é não submetê-la a altas temperaturas quando in natura, para não perder nutrientes.

Além de comer in natura e do leite, é possível incluir em saladas, vitaminas, usar a farinha e a manteiga de amêndoa e ralar a fruta para substituir o queijo ralado. Aprenda a fazer a farinha e a manteiga:

Farinha de amêndoas

Coloque as amêndoas em água quente e deixe-as por 15 minutos. Após o período, aperte cada uma delas para tirar a pele. Leve-as ao forno baixo para secar um pouco e bata no liquidificador.

Manteiga de amêndoas

Bata as amêndoas no mixer ou liquidificador. Transfira para um recipiente e acrescente um pouco de óleo de coco para dar cremosidade. Deixe fora da geladeira se quiser uma consistência molinha. Caso guardar na geladeira, coloque na pia e aguarde um pouco antes de comer.

Amêndoas confeitadas e amêndoas para casamento

Lembrancinhas em casamentos, chás de bebê e aniversários. Elas ainda são sucesso nas lojas de doces. A amêndoa confeitada (também chamada de amêndoas doces e balas de amêndoas) é torrada e a coloração é obtida pela combinação de merengue, açúcar confeiteiro e corante. Essa versão é deliciosa, mas seu consumo deve ser moderado e só daremos a receita porque confiamos no seu bom senso, confira:

Amêndoas Confeitadas

  • 1 kg de amêndoas;benefícios da amêndoa
  • 8 colheres de sopa de água em temperatura ambiente;
  • 500 g de açúcar de confeiteiro;
  • 3 colheres de sopa de pó de merengue;
  • Corante alimentício em gel ou líquido.

Modo de preparo

Bata o açúcar, o merengue e a água na batedeira em velocidade média durante 10 minutos. Coloque poucas gotas de corante. Transfira a mistura para um recipiente e cubra com um pano úmido para não secar. Unte uma forma com óleo e despeje as amêndoas. Cubra cada uma delas com o glacê e devolva à forma. Quando estiverem secas, tire o excesso com uma faca.

Nos casamentos, as amêndoas doces representam os votos de felicidade, fertilidade, longevidade, riqueza e saúde. A tradição das 5 amêndoas diz que o arranjo com essa quantidade demonstra o que os convidados desejam aos noivos. Acredita-se que começaram a ser usadas em 1930, entretanto, sua produção teve início entre 1700 e 1800.

Viu porque a amêndoa é um fruto mágico? Até o Barack Obama se rendeu ao poder dessa oleaginosa. Mas, cuidado para não exagerar senão o feitiço vira contra o feiticeiro. Fique de olho também na versão industrializada, geralmente cheia de sal. Coloque nossas dicas em prática e aproveite todos os benefícios das amêndoas, sua saúde agradecerá.

Hoje você aprendeu que comer amêndoas diariamente faz bem? Agora, que tal conferir as outras dicas de alimentação aqui do site?

Marcelo Pimentel

Formado em jornalismo pela PUC/RJ, há 25 anos atua no jornalismo especializado voltado para alimentos, agricultura e pecuária. Começou em 1995 como repórter na Revista Manchete Rural, onde foi também redator e chefe de reportagem. Fundou a revista Panorama Rural (1998) e o Portal Dia de Campo (2008), no qual publicou mais de 11 mil artigos, entrevistas em áudio e vídeos sobre o assunto.